No último dia 30 de julho, Arthur Padilha conquistou uma medalha de ouro em uma prova de Slalom em Perito Moreno, na Argentina. Além disso, ele e mais alguns atletas participaram do FIS Camp South America, realizado entre os dias 14 e 31 de julho.
Não só Arthur, como também Alice Padilha, Leo Gaz e Valentino Caputi também participaram do training camp e das competições na Argentina.
Leo Gaz e Lucas Ottoni competiram pela primeira vez em provas FIS na competição realizada em Perito Moreno, mostrando que o Brasil está com uma geração cada vez mais forte no Ski Alpino.
“Esse início de temporada foi incrível para o Brasil. A vitória do Arthur Padilha foi um resultado histórico para o país, ele se junta a Michel Macedo, Valentino Caputi e Guilherme Grahn como os únicos brasileiros a vencerem uma prova FIS de Ski Alpino. Além disso, essas provas registraram a excelente estreia de mais dois jovens atletas, Leo Gaz e Lucas Ottoni. O Ski Alpino brasileiro está mais forte a cada ano.”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
Slalom – 30/07
Na primeira prova masculina em Perito Moreno, Arthur Padilha venceu a prova com um ótimo desempenho. Após ter sido o segundo melhor tempo na primeira manga, com 49,41s, Padilha superou o espanhol Javier Fernandez na segunda manga e ficou com o ouro, registrando 86.50 pontos FIS, seu melhor resultado da carreira em pontos FIS.
“Estou muito feliz com essa conquista. Esse podium foi a soma de muitos treinos, de muita dedicação e resiliência, mas acima de tudo de amor pelo esporte. Eu quero agradecer muito pela chance e treinamento da FIS em Perito Moreno, por toda equipe da CBDN que sempre me apoiou dando a oportunidade de representar meu pais e dos coaches da minha escola KMS que todos os dias me puxam para que eu me torne cada vez melhor. Agradeço a todos por todo apoio”, disse Arthur.
Seu tempo total foi de 1min38s47, contra 1min19s54 de Fernandez. O terceiro lugar ficou com Marco Dantonio, da Argentina.
Dentre os outros brasileiros, Leo Gaz não completou sua segunda descida e Lucas Ottoni e Valentino Caputi não terminaram a primeira.
Por outro lado, no feminino, Alice Padilha acabou não completando sua primeira manga na prova feminina do dia 30.
Slalom – 31/07
Em seguida, os atletas participaram de mais uma prova de Slalom.
Na prova masculina, Lucas Ottoni foi o brasileiro de melhor colocação, terminando em 8° com 123.56 pontos FIS. Leo Gaz foi o 13°, registrando 175.56 pontos FIS, enquanto Valentino Caputi e Arthur Padilha não completaram a prova.
“É muito bom ver dois jovens atletas como o Luca e Leo estreando em competições adultas da FIS já com resultados abaixo de 200 pontos FIS. Isso mostra o nível técnico, talento e dedicação dos brasileiros, e como o Ski Alpino nacional evoluiu fortemente nos últimos anos, tendo novos atletas de alto nível estreando a cada ano”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
Aleksander Luik, da Estônia, ficou com o primeiro lugar, Javier Fernandez com o segundo e Andri Kari Unnarsson, da Islândia, terminou em terceiro.
Assim como na prova do primeiro dia, Alice Padilha infelizmente não completou a prova. Desta vez, após uma boa primeira manga, a brasileira não conseguiu finalizar a segunda.