Após mudanças de planejamento devido à pandemia de Covid-19, que interromperam e cancelaram competições no ano passado, o início da temporada da equipe paralímpica de Ski Cross Country nos Estados Unidos da América foi intenso e rendeu grandes resultados.

Desde o dia 17 de janeiro, a equipe formada por Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos iniciou seus treinos no país e se preparou para competir nas provas em Bozeman (Montana), realizadas no fim de janeiro, e em Midway (Utah), realizadas entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

Em Bozeman, a equipe competiu com atletas norte-americanos que estão entre os melhores do mundo e alcançou ótimos resultados nas provas, como a conquista de medalhas de Cristian Ribera e Aline Rocha.

Os resultados em Bozeman se refletiram na atualização realizada WPNS – World Para Nordic Skiing, divisão do IPC – Comitê Paralímpico Internacional, no início do mês de fevereiro, em que Cristian Ribera alcançou a 3ª colocação do ranking mundial na categoria Sitting.

Resultados em Midway concretizam grande início do ano da equipe

Em Midway, a equipe brasileira participou das provas de Sprint, realizadas no dia 12 de fevereiro, e de Distance, realizadas no dia 17.

Na prova de Sprint, Cristian Ribera superou os americanos Daniel Crossen e Aaron Pike (2º e 5º colocados no ranking mundial da categoria, respectivamente). O brasileiro conquistou o primeiro lugar no pódio em uma chegada disputada e definida apenas no photo finish. Robelson Lula, Guilherme Rocha e Wesley dos Santos conquistaram completaram a delegação e conquistaram ótimos resultados também.

No feminino, Aline Rocha também fez uma excelente prova, conquistando a medalha de bronze.

Na prova de Distance, Cristian novamente chegou ao pódio. O brasileiro conquistou a medalha de prata, ficando só atrás de Daniel Cnossen primeiro. O pódio foi completado por Aaron Pike, que chegou no terceiro lugar. Já no feminino, Aline Rocha novamente chegou ao pódio, conquistando mais uma medalha de bronze.

O próximo compromisso da equipe é em Planica (Eslovênia). Cristian, Aline e Guilherme seguem para a Europa para a disputa de Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de março. O restante da equipe retorna para o Brasil para continuar o planejamento da temporada.