Em frente à pandemia de Covid-19, a FIS – Federação Internacional de Ski definiu seu novo calendário da temporada 2020/21 para o Ski Alpino e Cross Country. Saiba mais!

No início deste mês, os comitês da FIS – Federação Internacional de Ski se reuniram em reuniões virtuais e definiram novos calendários para as competições do Ski Alpino e do Ski Cross Country para a temporada 2020/2021.

As mudanças de data ocorrem devido à crise de Covid-19, a fim de que os eventos sejam o máximo possível seguros para os atletas e staff, com limitações de interações e separação entre masculino e feminino.

Mudanças para a temporada de Ski Alpino

Com algumas competições postergadas e cancelamentos, o novo calendário do Ski Alpino conta com 39 provas para competições masculinas e 35 femininas.

Entre os eventos mais relevantes, o Campeonato Mundial de Ski Alpino está previsto para ocorrer entre 08 e 21 de fevereiro, em Cortina d´Ampezzo (Itália).

Já a Copa do Mundo da modalidade trouxe novas condições: a competição só será válida se pelo menos sete dos dez países da Nations’ Cup 2019/20 estiverem permitidos a viajar para o país sede.

Além disso, foi realizada uma série de adaptações nas regras da competição, com objetivo de proteger os atletas que não irão conseguir participar total ou parcialmente das provas da Copa do Mundo de 2020/21, graças a restrições de imigração.

Confira os calendários completos propostos da Copa do Mundo de Ski Alpino Masculina e Feminina 2020/21.

Mudanças para a temporada de Ski Cross Country

Já a Copa do Mundo de Ski Cross Country será realizada com as seguintes adaptações:

  • confirmada a abertura do Tour de Ski em Val Müstair (Suíça);
  • a competição de sprint em Drammen foi substituida por Oslo, no dia 12/02

O calendário proposto para a temporada de 2020/21 e a prévia para a próxima temporada.

Além disso, o Campeonato Mundial Junior Nórdico de 2021, que seria realizado na Polônia foi transferido para 2022, devido às restrições sanitárias nacionais rígidas do país-sede. A FIS se comprometeu em buscar soluções alternativas para garantir a realização do campeonato na temporada 2020/21.