Em meio à primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2019, um evento um tanto quanto especial tomou conta das pistas do Parque Ecoesportivo Damha – a Clínica de Rollerski. Uma espécie de “aula aberta” ao público geral, a clínica ocorreu no sábado (23/03), das 14h às 15h30, e reuniu pessoas de diferentes idades, regiões e interesses para aprender um pouco mais sobre o “ski com rodinhas” com os melhores treinadores do esporte no país.

“Eu e meu marido viajamos uma vez ao ano para praticar o Ski Alpino e sempre sentimentos falta de treinamento, visto que não é algo que conseguimos praticar sempre. Ficamos sabendo pelo site da CBDN sobre a Clínica e viemos conhecer. E de fato foi uma experiência bem interessante!”, conta Luciane Moraes, moradora de Paulínia que viajou até São Carlos para participar.

A Clínica faz parte da estratégia da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve para difundir o Rollerski no país. Apesar de ainda ser um evento pontual e com limitação de público (por conta de disponibilidade de material), o intuito é que sejam realizadas cada vez mais clínicas abertas aos interessados.

“As clínicas são ferramenta fundamental no desenvolvimento e fomento dos esportes por oportunizarem um contato inicial de qualidade com o esporte, guiado por treinadores muito qualificados. No caso do Rollerski elas tem um papel ainda mais importante dentro do planejamento estratégico de longo prazo da modalidade, sendo parte das primeiras ações para o desenvolvimento de um núcleo local da modalidade na cidade no futuro. São Carlos é uma das cidades mapeadas em nosso planejamento devido a parceria com o Parque Eco Esportivo Damha e também as características geográficas e demográficas da cidade e região.”, comenta Pedro Cavazzoni, Superintendente Técnico da CBDN. 

Sobre o Rollerski

Também conhecido como “ski com rodinhas”, o Rollerski já é muito famoso como forma de treinamento dos esportes de neve em diversos países, como Noruega, Alemanha, Suécia e Estados Unidos. No Brasil, as condições climáticas tornam a modalidade ainda mais fundamental: o Rollerski é uma alternativa na preparação dos atletas brasileiros de Ski Cross Country e, nas últimas temporadas, apresentou ótimos resultados.

“O rollerski é um peça fundamental dentro da estratégia de longo prazo da CBDN no desenvolvimento do Ski Cross Country e do Biathlon de Inverno, Olímpico e Paralímpico, e tem se mostrado uma ferramenta extremamente eficiente na preparação dos nossos atletas”, explica Cavazzoni.