O Brasileiro Open voltou! Entre os dias 3 e 10 de setembro, foram realizadas as competições do Campeonato Brasileiro Open de Ski Alpino e Snowboard 2022, organizado pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, em Corralco, no Chile. Foram mais de 50 brasileiros competindo em diferentes provas e categorias.
“Foi incrível voltar para Corralco depois de 3 anos e ver que o ski e snowboard seguiram se desenvolvendo mesmo com os desafios da pandemia. Tivemos 3 provas em cada esporte disputadas nos dois generos e em diversas categorias, foram quase 70 pessoas presentes no evento e mais de 50 competidores. Foram duas semanas muito intensas incluindo a Copa Sulamericana de Snowboard Cross, Clínica de Treinamento e o Campeonato Brasileiro que definitivamente retomam o desenvolvimento do esporte brasileiro na neve” comentou Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
Ski Alpino
O Brasileiro Open de Ski Alpino chegou a sua 35ª edição em 2022. Ao todo tivemos provas de 3 disciplinas: Ski Cross, Giant Slalom e Super G. Tivemos a participação de vários jovens atletas em sua estreia no campeonato. Além disso, tivemos também atletas mais experientes participando das provas nas categorias Master.
As primeiras provas da modalidade a serem realizadas foram as de Ski Cross, no dia 6. Na categoria Infantil feminina a vencedora da prova foi Alice Gaz. Na categoria Juvenil feminina, Nina Schuler ficou com o primeiro lugar, já no Juvenil masculino Leo Gaz venceu a prova. Nas categorias Master masculinas, Rubens Teiiti Shibuya terminou com o ouro na Master C, Joao Cumerlato venceu a Master B e Guilhermo Pousada conquistou a vitória na Master A/B. A categoria Master A feminina foi vencida por Vanessa Shibuya, enquanto a categoria Expert feminina teve Isadora Figueiredo com o ouro.
Em seguida, tivemos as provas de Giant Slalom, no dia 7 de setembro. Na categoria Mirim feminino, Maitê Ariki foi a grande vencedora. Na prova Infantil feminina, Alice Gaz ficou na primeira posição. Na categoria Juvenil feminina, o ouro foi para Nina Schuler e no masculino foi para Joshua Mackenzie. Nas categorias Master masculina tivemos Rubens Teiiti Shibuya vencendo a Master C, Silvano Bernasconi no primeiro lugar da Master B e Guilhermo Pousada na primeira posição da Master A/B. Na categoria Master A/B, Thais Cabral Gomes venceu a prova, enquanto na categoria Master A o primeiro lugar ficou com Vanessa Shibuya. A categoria Aspirante feminina foi vencida por Ana Lucia Shibuya. Já na categoria Expert feminina, Isadora Figueiredo ficou na primeira colocação. Fechando o dia, a categoria Expert masculina foi vencida por Sergio Schuler.
Fechando as competições do Ski Alpino, tivemos as provas de Super G no dia 9 de setembro. A categoria Mirim feminino foi vencida por Maitê Ariki. Na prova Infantil feminina, Alice Gaz ficou com a primeira colocação. Na categoria Juvenil feminina, o ouro foi para Nina Schuler, enquanto a prova masculina foi vencida por Leo Gaz. Nas categorias Master masculina tivemos Rubens Teiiti Shibuya vencendo a Master C, Silvano Bernasconi no primeiro lugar da Master B e Guilhermo Pousada na primeira posição da Master A/B. Na categoria Master A/B, Thais Cabral Gomes venceu a prova, enquanto na categoria Master A o primeiro lugar ficou com Vanessa Shibuya. A categoria Aspirante feminina foi vencida por Julia Shibuya. A categoria Expert feminina, Isadora Figueiredo ficou na primeira colocação e na categoria Expert masculina, Sergio Schuler venceu a prova.
Confira os resultados na íntegra
Além das competições de Ski Alpino, tivemos também uma Clínica da modalidade ministrada pela atleta olímpica brasileira Mirella Arnhold. Veja como foi a Clínica!
Snowboard
Em sua 26ª edição, o Brasileiro Open de Snowboard agitou as montanhas de Corralco. A modalidade contou com mais de 30 atletas inscritos que participaram das disciplinas de Giant Slalom, Snowboard Cross e Air Contest.
A primeira das provas foi a de Giant Slalom, no dia 4 de setembro. Tivemos ao todo 8 categorias em disputa. Na categoria Mirim, Lucas Misrahi venceu a prova. Na Infantil, Davi Dias foi o grande vencedor. Na categoria Master C tivemos a vitória de Ricardo de Garay com José Leone na segunda posição. A categoria Master B teve Renato Mascheretti Jr como vencedor, seguido por Claudio Aderbal Rauen e André Famá no pódio. Gustavo Moraes venceu a categoria Master A/B, com Andre e Dennis Misrahi na segunda e terceira colocação respectivamente. A categoria Master A foi vencida por Juliano Melo Vieceli. Finalizando as provas masculinas do Giant Slalom, tivemos Guilherme Batista Ribeiro vencendo a categoria Aspirante e Matheus Dias a categoria Expert. Na única prova feminina da disciplina, Livia Schuler venceu a categoria Aspirante.
No dia 6 de setembro foram realizadas as provas de Snowboard Cross em Corralco. Além das oito categorias masculinas, também tivemos duas categorias femininas. Na categoria Mirim, Lucas Misrahi foi o vencedor da prova, enquanto na Infantil, Davi Dias ficou com o primeiro lugar. Na categoria Master C tivemos nova vitória de Ricardo de Garay. Claudio Aderbal Rauen venceu a categoria Master B, seguido por Luis Fernando Abud e Francisco Pacca no pódio. Na categoria Master A tivemos a vitória de Juliano Melo Vieceli, enquanto na prova da categoria Master A/B Alexandre Ariki foi o grande vencedor. A prova Aspirante foi vencida por Tiago Rodrigues e Matheus Dias venceu na categoria Expert. Nas provas femininas, Maria Canterini venceu a categoria Master A/B enquanto Livia Schuler ficou com a categoria Aspirante.
Fechando as competições de Snowboard pelo Brasileiro Open 2022, tivemos as provas de Air Contest. Lucas Misrahi e Davi Dias venceram as provas Mirim e Infantil, respectivamente. Enquanto isso, Ricardo de Garay venceu a categoria Master C, Renato Mascheretti Jr ficou com a categoria Master B, Andre Misrahi levou o ouro na categoria Master A/B e Juliano Melo Vieceli obteve a vitória na Master A. Ainda no masculino, Guilherme Batista Ribeiro venceu a prova Aspirante e Matheus Dias venceu na categoria Expert. Na única prova feminina realizada no Air Contest, Livia Schuler venceu a categoria Aspirante.
Confira os resultados na íntegra!
Assim como no Ski Alpino, também foi realizada uma Clínica de Snowboard comandada pelo treinador chileno Iván Fuenzalida. Veja como foi a Clínica no Brasileiro Open 2022!