Entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro foi realizado um Camp FIS para treinadores de Ski Cross Country em Planica, na Eslovênia, local que será sede do próximo Campeonato Mundial de Ski Nórdico em 2023. Gabriela Nakasato e Matheus Terroni, treinadores brasileiros da modalidade, estiveram presentes no evento.

Foram realizadas atividades teóricas e práticas para a capacitação dos treinadores da modalidade. Os treinadores responsáveis pelo Camp foram: Alberto Rigoni, Alessio Giancola, Emanuele Becchis, Magda Genuin e Matteo Betta. Entre eles, Magda Genuin foi atleta profissional e participou dos Jogos Olímpicos de Vancouver, em 2010 e Emanuele Becchis foi 3 vezes campeão mundial de Super Sprint no Rollerski.

Camp FIS Eslovênia

Gabriela Nakasato esteve recentemente com jovens atletas brasileiros do Ski Cross Country em training camps pela América do Sul e também participou do Camp FIS para treinadores na Eslovênia.

“Curso de treinadores da FIS curto e denso. Os treinadores responsáveis tiveram poucos dias para distribuir temas relevantes para o treinamento de cross country. Entre sessões práticas, teóricas e palestras, transmitiram informações a respeito da técnica de skate e de clássico, teoria do treinamento e periodização desportiva, aspectos gerais do cross country, treinamento de força, desenvolvimento do cross country para crianças de 6 a 10 anos e vídeo análise. O conteúdo foi bem próximo ao que tivemos no nosso curso interno da CBDN. Entretanto, foi uma excelente oportunidade para trocar informações com outras nações, tal qual, a Noruega que possui uma abordagem e uma visão técnica um pouco diferente dos treinadores italianos responsáveis pelo curso.” comentou Gabriela Nakasato.

Além dela, Matheus Terroni também representou o Brasil no Camp realizado em Planica.

“Nesses poucos dias de curso tivemos aulas teóricas e práticas, onde pudemos revisar conceitos ao lado de diversas nações sobre as técnicas da modalidade e abordagens do treinamento desportivo. Foi uma experiência muito interessante pois os assuntos foram sendo tratados de forma bem dinâmica durante o curso, favorecendo a troca de experiências entre os treinadores. Com toda certeza voltamos recheados de novos assuntos, e principalmente, com diferentes pontos de vista sendo importantíssimo para o pensamento crítico construtivo. Para mim é de grande valia poder receber e compartilhar essas visões e ser escutado, pelo resto do mundo, sobre a experiência Brasileira. Continuamos com a missão de entregar o melhor, difundindo o esporte em nosso país.” disse Matheus Terroni.