O Ski Cross Country é uma das modalidades mais desenvolvidas pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, por conta da possibilidade de treinamento adaptado fora da neve, por meio do uso do rollerski. Como resultado, foi também uma das modalidades que mais trouxe conquistas nesta incrível temporada 2019/20.

Para encerrar nossas retrospectiva, vamos relembrar os melhores acontecimentos do Ski Cross Country.

A Temporada 2019/20 do Ski Cross Country Brasileiro

Além de importantes conquistas para o esporte de inverno nacional, os atletas do Ski Cross Country mostraram consistência, evolução e se destacaram no cenário sul americano da modalidade.

Novos nomes, como Lucas Lima, Manex Silva e Yuri Rocha, quebraram recordes e entraram na disputa com os mais experientes do esporte, como o Olímpico Victor Santos. É importante ressaltar que o trabalho de desenvolvimento da base segue muito forte no Brasil, com quatro núcleos de iniciação e treinamento.

Manex Silva – o grande destaque da temporada

Se a última temporada foi de muitas conquistas para o Ski Cross Country brasileiro, muito se deve ao jovem Manex Silva. O atleta, de 17 anos, acumulou recordes e bons resultados.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude, Manex terminou como o melhor sul americano da competição. Já no Mundial Júnior da modalidade, ele cravou o melhor resultado da categoria da história do Brasil.

Jogos Olímpicos da Juventude: a maior delegação brasileira da história

Os Jogos de Inverno de Juventude, realizado em janeiro de 2020 em Lausanne, contou com a maior delegação brasileira em esportes de inverno da história. Vale ressaltar que das seis vagas do país, quatro eram do Ski Cross Country.

A equipe era formada por Manex Silva, Rhaick Bomfim, Eduarda Westemaier e Taynara da Silva. Foi a primeira vez que o Brasil levou representantes femininas a um Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude.

Circuito Brasileiro de Rollerski

Um capítulo à parte nesta retrospectiva, o Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes foi um sucesso. Em sua sexta edição, foram 123 competidores, em 72 provas realizadas (olímpicas e paralímpicas).

Os grandes campeões da categoria FIS (ou seja, das provas que contam pontos para o ranking internacional de Ski Cross Country), foram Victor Santos e Bruna Moura.

Confira os principais números dos sete anos de realização do Circuito: