Entre os dias 24 e 27 de novembro, Noah e Zion Bethonico estiveram competindo em Pitztal, na Áustria. Os irmãos participaram do evento composto por provas da Europa Cup, provas FIS e provas Junior de Snowboard Cross.

O evento foi o primeiro grande evento da temporada de Snowboard Cross, antecedendo a primeira etapa da Copa do Mundo que será organizada na semana seguinte na França, o que levou a nata da modalidade para Pitztal. Mais de 100 atletas estiveram presentes, incluindo 3 dos 4 finalistas Olímpicos, o atual Campeão, Alessandro Haemmerle (AUT), o atual Vice Campeão, Eliot Grondin (CAN) e o 4º colocado Julian Lueftner (AUT).

Com a presença dos melhores atletas do mundo, o nível da prova foi muito alto, com a vitória de Martin Noerl (ALE), seguido de Glenn de Blois (NED) e Eliot Grondin (CAN). O atual Campeão Olímpico terminou na 13ª colocação e Julian Lueftner foi o 24º. Noah ficou na 38ª posição, a apenas 2 décimos de segundo de se classificar para as finais, e apenas 1 segundo do tempo do primeiro colocado, enquanto Zion foi o 75º sendo o terceiro melhor atleta entre os nascidos em 2005 e 2006.

No segundo dia foram realizadas as provas FIS em formato Knock Out Finals, onde os atletas são ordenados por ranking e competem em rounds eliminatórios. Zion chegou até a fase 16-avos de final, finalizando sua participação na 49ª posição e Noah foi até as oitavas, terminando em 25º.

No dia 26 foram realizadas as primeiras provas Junior, para atletas nascidos entre 2003 e  2007. Novamente as provas contaram com a participação de quase 100 de atletas de 19 países diferentes. Zion chegou até as oitavas de final, terminando na 29ª colocação, já Noah chegou até as quartas e ficou na 12ª posição.

Fechando sua participação em Pitztal, os irmãos Bethonico tiveram sua melhor performance na Áustria. Noah foi o 5º colocado, chegando até a semifinal, e vencendo a Small Final contra Jakob Mateschitz (AUT), Silas Boehler (ALE) e Vojtech Trojan (CZE), o que rendeu ao atleta 72 pontos FIS. Zion também teve sua melhor performance, sendo o melhor atleta da prova entre os nascidos em 2006 e 2007, ao avançar até as quartas-de-final, e terminar na 9ª colocação.

“Eu amei a experiência toda que tive aqui, eu fiquei decepcionado que as competições europeias foram basicamente canceladas por causa do tempo. Mas como essas competições em Pitztal foram as primeiras da temporada de inverno aqui na Europa, eu esperava por bons resultados.
Eu estou super feliz com os resultados, estou animado para as próximas competições e eu acho que essas etapas na Áustria foram um ótimo aquecimento para o começo da minha temporada de competições no mundial.
Eu estou me sentindo muito confiante com as minhas pranchas novas, treinamos curvas e saltos em Hintertux (…) eu faço o treino físico todas as tardes depois de voltar da montanha (…) então eu sinto que estou evoluindo todos os dias e estou pronto para o circuito mundial” disse Noah Bethonico.

Bethonico Áustria

“Chegamos em Pitztal Gletcher dia 18, e treinamos por alguns dias na pista da Europa Cup, mas infelizmente pegamos alguns dias com nevasca e não conseguimos treinar mais na pista até um dia antes da primeira Europa Cup.
Na Junior Race aqui na Austria eu tive um resultado muito bom, melhor do que eu esperava. É meu primeiro ano como profissional, então minha expectativa é aproveitar ao máximo os treinamentos nas pistas de nível mundial pra evoluir tecnicamente e também participar do máximo de corridas possível, competindo com o máximo de atletas para que eu possa ganhar o máximo de experiência possível e trazer resultados lá na frente. Agora viajamos para Lês 2 Alpes na França e estamos nos preparando para o mundial aqui.” comentou Zion Bethonico.

Bethonico Áustria

Leia também:

Brasileiros em competições de neve no final do ano