Entre os dias 4 e 17 de agosto, Manex Silva esteve na Noruega, onde treinou e participou do Festival de Blink. O atleta brasileiro esteve acompanhado da equipe espanhola de Ski Cross Country, passando por Oslo, onde treinou com neve artificial, e em Sandnes, onde disputou provas de Rollerski no festival.
“Essas duas semanas foram bem positivas. Nos hospedamos em uma casa bem legal tanto em Sandnes como em Oslo, e as condições para treinar foram ótimas. A relação com os companheiros também foi boa. Ter a oportunidade de treinar na neve no verão (europeu), é muito importante para depois poder ter um melhor rendimento no inverno e nós aproveitamos essa oportunidade ao máximo. A equipe da Espanha recebeu uma ajuda econômica para comprar dispositivos tecnológicos como GPS, dispositivos para medir a saturação de oxigênio, hrv, Vo2 e dispositivos de recuperação, que usamos e acredito que será de grande ajuda para continuar melhorando em todos os aspectos”, comentou Manex Silva sobre seu período na Noruega.
A passagem de Manex pela Noruega teve como objetivo dar sequência na preparação do atleta para a temporada de inverno que se aproxima no Hemisfério Norte.
No Festival de Blink, o esquiador do Brasil disputou três provas. A primeira delas foi a de Subida 7,5km, no dia 6 de agosto. Neste primeiro desafio, Manex foi o 81° colocado, com um tempo de 39min58s.
Em seguida, o brasileiro disputou outra prova no dia 8, em que foi o 46° colocado com um tempo de 4min34s05. Por fim, Manex Silva foi o 29° colocado na prova final, no dia 9 de agosto, ao completar o trajeto em 2mn09s95.
Leia também: