Primeira sessão de treino oficial aconteceu hoje, 13, em Phoenix Park

 

A snowboarder Isabel Clark está vivendo os momentos que antecedem a sua despedida olímpica. A responsável pelo melhor resultado brasileiro em Jogos Olímpicos de Inverno, a nona colocação em Turim 2006, fez, nesta terça-feira, dia 13, o primeiro treino oficial na pista de Phoenix Snow Park, local da prova de snowboard cross, que será disputada na quinta-feira, dia 15 (no horário de Brasília). PyeongChang 2018 será a quarta e última performance olímpica da atleta carioca, um símbolo dos esportes de inverno no Brasil.

Hospedada em um hotel ao lado da instalação, a atleta só havia realizado treinos livres e participado de uma inspeção oficial. Ontem, 12, foi realizado o teste da pista, onde quatro atletas sorteadas testaram a pista.

O objetivo do primeiro treino oficial para a atleta foi conhecer a pista e testar bem as sessões, em especial a largada. Devido ao vento, o treino foi interrompido diversas vezes. “Foquei mais no primeiro setor, que já é bem complicado. O vento atrapalhou um pouco, principalmente nos saltos. O vento pode te empurrar muito ou frear antes do lugar ideal para o pouso. Tive que estar muito atenta a esses detalhes” comentou Isabel.

As condições climáticas são preocupação constante do comitê organizador, pelo tamanho e nível técnico da pista, elas influenciam diretamente a qualidade da prova e fluidez da pista. “É uma pista muito grande e exigente. O padrão olímpico é muito mais elevado do que o das etapas Copas do Mundo. As pistas olímpicas são o mais espetacular possível, com saltos muito grandes e longos”, disse a atleta.

Apesar disso, a primeira impressão foi positiva para a carioca, que vem ser recuperando de um trauma na região do pescoço causado por uma queda na etapa de Cervinia, Itália, da Copa do Mundo. “Por causa da lesão, eu vim construindo minha confiança aos poucos durante o treino. O vento atrapalhou um pouco, principalmente nos saltos.  Apesar disso tudo, foi um treinamento muito positivo” disse Isabel.

Amanhã, quarta-feira, 14, tem mais uma sessão de treinos oficiais pela manhã, horário da Coreia, noite do dia 13 no Brasil e no dia 15 acontece a prova masculina. “Amanhã temos mais um treino como esse, bastante importante para pegar a pista toda. Na véspera da prova eu vou descansar. Mas gostaria de assistir a prova masculina. Se eu não puder vir, vou assistir pela televisão”, pontuou a atleta.

Isabel Clark entra na pista para sua última participação Olímpica no dia 16, sexta-feira às 10:00 da manhã, horário local, quinta-feira as 23:00, horário de Brasília. Após os Jogos Olímpicos PyeongChang 2018, a atleta seguirá disputando algumas etapas de Copa do Mundo. Mas já decidiu não participar de outro ciclo olímpico. Aos 41 anos, a carioca já tem seu nome na história do esporte. “O snowboard é minha vida e me deu muita coisa, mas a preparação para os Jogos Olímpicos é muito dura. Estou feliz e tranquila com a decisão de parar agora”, disse a carioca.