Notícias do Esporte
Etapa II do Circuito Brasileiro de Rollerski reúne provas olímpicas, paralímpicas e festival para jovens atletas
5 de julho de 2025

Entre os dias 05 e 09 de julho, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) realiza no Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos (SP), a etapa II do Circuito Brasileiro de Rollerski, que contará com provas olímpicas, paralímpicas, Rollerski Festival e a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão 20

O rollerski também é conhecido como ski com rodinhas e possibilita o treinamento e a prática de ski cross country em locais sem neve. A modalidade, homologada pela Federação Internacional de Ski e Snowboard (FIS), é muito praticada em países europeus durante o verão e nas duas últimas décadas tem se consolidado no Brasil a partir de iniciativas da CBDN.

“O Circuito Brasileiro de Rollerski é a principal competição da modalidade no país e uma ferramenta essencial para desenvolver nossos atletas aqui no Brasil. Além de dar ritmo e experiência competitiva, é uma vitrine para jovens talentos”, explica Luíza Calaça, coordenadora de ski cross country e biathlon na CBDN.

O evento reforça o objetivo de consolidar o rollerski e o biathlon de verão como partes fundamentais do desenvolvimento de atletas brasileiros em modalidades de neve.

“Nos últimos dois anos estamos investindo na consolidação do Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão, o que amplia ainda mais as oportunidades de formação e o desenvolvimento de atletas brasileiros nessas modalidades’, completa.

Na etapa II do Circuito Brasileiro de Rollerski serão disputadas provas paralímpicas em três categorias: Sitting (atletas que competem sentados),
Standing (atletas que competem em pé) e Visually Impaired (atletas cegos ou com baixa visão).

Destaque para os atletas paralímpicos de ski cross country Cristian Ribera, Aline Rocha, Robelson Lula, Wesley Silva e Guilherme Rocha. A etapa também contará com a presença dos jovens da equipe de desenvolvimento paralímpico João Henrique e Ricardo Enzo, reforçando o compromisso da CBDN com a formação de novos talentos.

Nas provas olímpicas, 21 atletas, entre homens e mulheres, seguem em busca dos pontos que definem o topo do ranking nacional. Depois de uma primeira etapa bastante equilibrada, eles retornam às pistas para provas de sprint, individual e mass start.

Estarão presentes os atletas olímpicos Eduarda Ribera e Victor Santos e os jovens Julia Reis e Gabriel Santos, que disputaram a última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024, em Gangwon (Coreia do Sul).

Com foco no desenvolvimento da modalidade e fomento do rollerski, a etapa II do Circuito contará com o Rollerski Festival e com provas abertas, que receberão quase 50 crianças e adolescentes, alunos dos núcleos de desenvolvimento Ski na Rua e NEBAR, para a disputas de ski cross, sprint e distance.

Por fim, será realizada também a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão 2025, um marco no calendário nacional. A CBDN tem investido para garantir competições regulares da modalidade, que este ano contará também com a segunda edição em outubro. Estão confirmados 15 atletas das categorias adulto e júnior, além de competidores do para biathlon, com destaque para Lena Souza e Guilherme Rocha.

Tags: cristian ribera para ski cross country rollerski ski cross country