Notícias do Esporte
Equipe do Brasil encerra participação no Mundial de Cross Country
7 de março de 2025

Nesta sexta-feira (7), o Brasil encerrou sua participação no Mundial de Ski Cross Country em Trondheim, na Noruega. Os atletas brasileiros disputaram provas de Sprint em equipe e Revezamento nos dias 5 e 7 de março, respectivamente.

Team Sprint – 05/03

Na quarta-feira (5), as equipes feminina e masculina do Brasil entraram em ação pela prova de Sprint. No feminino, Bruna Moura e Jaqueline Mourão ficaram na 23ª colocação na prova classificatória ao completar a prova em 9min30s10. Dessa maneira, elas não avançaram para a final, que foi disputada pelas 15 melhores equipes na prova de classificação.

A Suécia ficou com o ouro no feminino, seguido pelos Estados Unidos na segunda colocação e a Suíça no terceiro lugar.

Já no masculino, Manex Silva e Victor Santos terminaram a classificação na 28ª colocação com um tempo de prova de 7min20s52, pouco mais de um minuto atrás dos líderes, a equipe da Noruega. Assim como no feminino, apenas os 15 melhores avançaram para a final, com os brasileiro ficando de fora.

Por fim, a Noruega repetiu o bom desempenho da classificação e venceram a final. A Finlândia foi segunda colocada e a Suécia completou o pódio na terceira colocação.

Última prova do Brasil no Mundial de Cross Country: Revezamento – 07/03

Posteriormente, na sexta-feira, os atletas do Brasil voltaram às pistas para a prova de Revezamento.

No feminino, Bruna Moura, Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão e Mirlene Picin ficaram na 18ª posição, sendo ultrapassadas pelos líderes e, por isso, não completando a prova. A medalha de ouro ficou com as suecas, assim como no Team Sprint. A prata foi para a Noruega e o bronze ficou com a Alemanha.

Já no masculino, a equipe formada por Guilherme Pereira, Manex Silva, Rhaick Bomfim e Victor Santos ficou na 26ª colocação, também sendo ultrapassados pelos líderes e não terminando a prova. Novamente os noruegueses ficaram com o título, seguidos pela Suíça em segundo e a Suécia em terceiro.

“Participar de campeonatos mundiais tem sido uma experiência única. O estádio estava lotado no dia das competições, e o clima era incrível” comentou o atleta Manex Silva.

“No entanto, acredito que meu desempenho não tenha sido muito bom. Na prova de sprint, onde havia maiores expectativas, não consegui fazer uma boa corrida. No dia anterior, havia competido na prova de qualificação de 7,5 km, por isso estava um pouco cansado, e as condições da neve estavam um pouco instáveis, o que me deixou desconfortável durante a prova. Além da prova classificatória e do sprint, também competi no sprint por equipes e no revezamento” analisou o atleta sobre sua participação no Mundial.

Leia também:

Brasil participa do Mundial Junior de Ski Alpino 2025

Priscila Cid conquista medalhas em provas de Halfpipe nos EUA

Tags: brasil Mundial de Ski Cross Country Noruega Trondheim