De olho na temporada boreal, equipe brasileira de Para Ski Cross Country está em training camp de 16 de outubro até 23 de dezembro.

A equipe brasileira de Para Ski Cross Country está em training camp, de 16/10 até 23/12, em São Carlos. Apesar das incertezas que ainda permeiam o planejamento de competições da temporada, os atletas seguem em treinamento intenso.

O training camp, liderado pelos treinadores Leandro Ribela e Taylor Brian, conta com a participação dos quatro atletas que representaram o Brasil no último circuito de Copas do Mundo. Sendo eles: Guilherme Rocha, Robelson Lula, Wesley dos Santos e Cristian Ribera (atual vice campeão da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country).

Desta vez, além das atividades já tradicionais realizadas no Parque Ecoesportivo Damha, há também treinos no cerrado. Ou seja, os atletas utilizam seus rollerskis na terra (em vez de asfalto), aumentando a dificuldade  e nível de exigência física.

De acordo com Leandro Ribela, coordenador técnico do Ski Cross Country nacional, “os training camps pré-temporada realizados em São Carlos são muito importantes para aumentar o volume e intensidade do treinamento de nossos atletas, dentro de um ambiente mais controlado”.

Ele completa: “a qualidade dos treinos é excelente, os atletas estão 100% focados e há todo o suporte necessário para eles se recuperarem bem das sessões realizadas”. Além dos treinamentos rotineiros, há também o acompanhamento fisioterapêutico e nutricional para os atletas.

Expectativas para a próxima temporada

“A nossa vinda para cá trouxe de volta a sede de competitividade, a vontade de querer melhorar nosso desempenho. O training camp é para, num futuro próximo, estarmos preparados para a temporada que está por vir, afirma Cristian Ribera.

Atualmente na 5ª colocação do ranking mundial do Para Ski Cross Country, Cristian pretende manter suas ótimas colocações e melhorar seu desempenho. “Pretendo manter a constância dos resultados e espero ficar no Top 5 novamente”, acrescentou o atleta.

Saiba mais sobre a conquista do Top 5 no ranking mundial por Cristian Ribera

Leandro também tem boas expectativas para a equipe. “Esperamos colher os resultados dessa excelente preparação em breve, nas competições da Copa do Mundo de Para Cross Country na Europa, na neve, a partir do final de Janeiro de 2021”, disse o treinador.