Conheça aqui as principais dicas para você aproveitar seu dia na montanha de forma segura, incluindo as 10 regras de segurança na prática de ski e snowboard. Condicionamento físico, equipamento adequado, aquecimento, hidratação e muito mais.

 
 
 

Dicas de segurança no Ski e Snowboard

Condicionamento físico

Desenvolva seu condicionamento físico. O ski e o Snowboard são muito mais divertidos quando estamos bem preparados fisicamente. Não apenas você aguentará mais tempo na montanha como terá mais segurança e controle dos seus movimentos.

 

Equipamentos Adequados

Selecione o equipamento adequado para viagem:

– Se voce tem seu próprio equipamento, revise as condições de suas botas e bindings antes da viagem, bem como o ajuste deles no ski ou snowboard. Se você não souber como faze-lo procure o rental local e peça ajuda.

Confira se seu capacete é adequado:

– Use capacetes específicos para ski e/ou snowboard. Qualquer outro tipo de capacete é desenhado e testado para impactos diferentes de skiar e andar de snowboard, assim os únicos capacetes apropriados são aqueles especificamente desenhados e testados para a prática de ski e snowboard

– Compre capacetes certificados pela ASTM ou pela Snell para a prática de Ski e Snowboard

– Use um capacete que sirva corretamente. Para realmente cumprir sua função de segurança o capacete não deve ficar solto na cabeça nem aperta-la de forma desconfortável.

 

Exposição ao Sol e vestuário

Sempre leve para a montanha óculos de sol ou goggles. Os raios solares refletem na neve gerando uma fonte constante de luminosidade que pode queimar a retina e gerar danos permanentes aos olhos.

Leve sempre para a montanha protetor solar e labial, o sol diretamente e o reflexo solar na neve queimam a pele, mesmo com temperaturas baixas. Mesmo em dias nublados deve-se proteger a pele e lábios dos raios solares.

Vista-se em camadas. Elas ajudam seu corpo a se manter em dentro da zona de conforto térmico, mesmo com mudanças de temperatura constante. Uma primeira camada que absorva suor e seque rapidamente, uma segunda camada que deixe o suor passar e mantenha o calor e uma terceira camada impermeável à vento e agua.

 

Dicas para ter em mente nas pistas

Faça aulas. Como em qualquer atividade, nós progredimos mais rapidamente com alguém nos ensinando a técnica. Assim, ter aulas com um instrutor capacitada é a melhor forma de progredir no ski e no snowboard.

Esteja sempre atento. Ski e Snowboard são modalidades que demandam coordenação motora complexa, por isso, esteja presente de corpo e mente durante a prática.

Conheça seus limites. Seja consciente do seu nível físico e técnico e se atente ao terreno e condições de neve o tempo todo.

Se você achar que a pista em que se encontra supera seu nível técnico, não retire seu ski ou snowboard, desça ela lentamente derrapando na parte lateral da pista.

Aquecimento. Sempre inicie com algumas descidas de aquecimento em uma pista fácil. Isso vai preparar seu corpo e cérebro para uma pista mais difícil que demande mais habilidade e força física.

Hidratação é chave. Lembre-se de hidratar-se durante à prática. Devido a temperatura baixa, muitas vezes não sentimos tanta sede, mas estamos perdendo muito líquido durante à prática. Por isso, é sempre importante se manter hidratado.

Escute seu corpo. Se você está se sentindo fadigado pare com a atividade imediatamente. Com o aumento da velocidade dos lifts, conseguimos fazer um número muito maior de descidas do que a vinte anos atrás, levando mais rapidamente à fadiga física.

Cheque a escala de dificuldade das pistas no resort em que você se encontra. Estados Unidos possuem um sistema diferente de marcação de pista do que os demais resorts.

 

Respeite sempre as 10 regras de segurança abaixo

 

  1. Esteja sempre no controle do seu ski ou snowboard. Mantenha uma velocidade adequada às suas habilidades, o terreno, quantidade e dispersão de pessoas e objetos.
  2. As pessoas a sua frente têm sempre a prioridade, é sua responsabilidade evita-los. Quando for ultrapassar, é sua responsabilidade faze-lo de forma responsável escolhendo uma rota que não coloque a pessoa em perigo e garanta espaço suficiente para que a pessoa se movimente sem gerar uma colisão.
  3. Não pare na pista a não ser que seja estritamente necessário. Caso o seja, para em lugar seguro para você e para os outros. Não pare em lugares estreitos ou que não sejam visíveis para quem vem de cima.
  4. Antes de iniciar uma descida ou entrar em uma nova pista, olhe para cima e avise os outros que vai descer.
  5. Observe e respeita toda e qualquer sinalização na montanha e não entre em pistas fechadas.
  6. Caso você testemunhe ou se envolva em qualquer acidente, é seu dever permanecer no local, prestar a devida assistência e se identificar para o Patrulha.
  7. Sempre use equipamento apropriado para sua segurança e para prevenir que os mesmos se soltem e desçam descontrolados.
  8. Saiba como utilizar os lifts de form segura.
  9. Conheça você mesmo, sua habilidade e capacidade física para praticar de forma segura e não use álcool ou drogas durante a prática.
  10. Respeite os outros e a você mesmo, pratique de forma consciente sem colocar os outros e a si mesmo em risco.