A primeira etapa da Copa do Mundo de Rollerski começa na próxima quinta-feira, 04 de julho, em Beijing na China – mais precisamente no Parque Olímpico que abrigará os Jogos de Inverno de 2022.

A delegação brasileira conta com os três atletas que, atualmente, ocupam o topo do ranking nacional da modalidade: Lucas Lima, Yuri Rocha e o olímpico Victor Santos.

 “A equipe brasileira foi convidada diretamente pelo chefe da competição, o alemão Georg Zipf. Ele nos conheceu em 2015, em um campeonato brasileiro de Ski Cross Country e vem acompanhando e apoiando o nosso trabalho desde então”, conta Caio Freixeda, técnico da equipe de Ski Cross Country.

As despesas dos atletas brasileiros serão custeadas pelo Comitê Organizador, como forma de estimular a ida da equipe à competição. As despesas de diferentes nações entraram na conta da organização chinesa, como a Noruega, Rússia e Suécia.

“É uma das formas da China, que sediará os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, trazer renomados atletas para o seu evento, realizar uma competição de alto nível esportivo e, por fim, aproximar a sua população dos esportes de neve”, explica Freixeda.

Por exemplo, o norueguês Johanes Klaebo (3x medalha de ouro nos Jogos de Inverno de 2018 e atual campeão da Copa do Mundo) estará presente na competição.

Os preparativos brasileiros

Apesar do convite um pouco em cima da hora e do evento não estar no calendário “normal” dos atletas brasileiros, a Copa do Mundo é uma ótima oportunidade de desenvolver alguns pontos específicos da equipe.

O técnico Caio Freixeda explica: “A periodização para estes atletas está voltada para o Campeonato Mundial Junior e Sub 23 que será realizado em Março de 2020 e as etapas do Circuito Brasileiro de Rollerski, mas a participação no evento será muito benéfica em diversos aspectos”.

As expectativas de participar de um evento deste porte e competir com os melhores do mundo são sempre positivas. “Estou muito empolgado com essa oportunidade de participar da Copa do Mundo de Rollerski. É uma chance de estar lado a lado com os melhores do mundo. A prova que tenho melhores expectativas é do sprint de 1.2km”, conta Victor Santos, atleta olímpico e atual dono do recorde nacional.

Para entender: o Rollerski

Também conhecido como “ski com rodinhas”, o Rollerski já é muito famoso como forma de treinamento dos esportes de neve em países como Espanha e Rússia.

Além disso, as competições da modalidade contam pontos no ranking mundial de Ski Cross Country da FIS – Federação Internacional de Ski.

No Brasil, as condições climáticas tornam a modalidade ainda mais fundamental: o Rollerski é uma alternativa na preparação dos atletas brasileiros de Ski Cross Country e na difusão dos esportes de neve.