Crédito foto de capa: Miriam Jeske/COB
O Conselho de Administação do COB é responsável pela estratégia e boas práticas de governança da entidade. Saiba mais sobre a eleição.
Na quarta-feira (07/10), o COB – Comitê Olímpico do Brasil, entidade máxima do esporte olímpico no país realizou suas eleições. O presidente da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Anders Pettersson, foi eleito para uma das cadeiras do Conselho de Administração da entidade.
A eleição, tida como a mais democrática até hoje, contou com participação histórica dos atletas, que pela primeira vez tiveram direito a 12 votos na Assembleia Geral.
O presidente da CBDN recebeu 35 votos (o segundo mais votado) e, agora, compõe o Conselho junto a Silvio Acácio Borges (judô), Matheus Figueiredo (gelo), Alberto Maciel (taekwondo), Rafael Nishimura (escalada esportiva), Ernesto Pitangueira (triatlo) e José Luiz Vasconcellos (ciclismo). Ricardo Leyser, ex-ministro do esporte, foi eleito para a cadeira de membro independente.
“Estou muito honrado e grato pelos votos em mim depositados e sinto muita responsabilidade em representar bem o colegiado composto pelos 12 atletas, 34 demais Confederações Esportivas, e os dois membros representantes do COI”, agradece Pettersson.
Sobre os planos como membro do Conselho, ele completa: “Espero contribuir positivamente, principalmente em questões de Governança, transparência e boas práticas do COB”.
Além do Conselho de Administração, Humberto Aparecido Panzetti foi o eleito para o Conselho de Ética. Na presidência, a chapa Força é União, composta pelo atual presidente Paulo Wanderley e pelo vice Marco La Porta, foi reeleita para mais quatro anos de gestão.
Como funciona o Conselho de Administração do COB?
O Conselho de Administração é o colegiado de direção executiva superior do COB. Cabe a ele, definir a estratégia da entidade, assim como boas práticas de governança. Seguem as principais competências:
- Orientar a administração do COB
- Apresentar o orçamento, as demonstrações financeiras e o relatório anual de atividades à Assembleia
- Elaborar e aprovar códigos e regulamentos e propor reformas do Estatuto
- Elaborar o Plano Estratégico
- Conceder vinculação e reconhecimento à entidades de administração do desporto, bem como, propor filiação de entidades à Assembleia do COB
- Autorizar a assinatura de contratos que ultrapassem o valor de R$1 milhão