Notícias do Esporte
Trio “olímpico” forma pelotão durante toda prova e Victor Santos explora Sprint final para conquistar ouro de Mass Start
Trio “olímpico” forma pelotão durante toda prova e Victor Santos explora Sprint final para conquistar ouro de Mass Start
24 de abril de 2024

Prova de Distance abriu 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski em São Carlos

 

Se a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski é o penúltimo compromisso competitivo da equipe nacional de Ski Cross Country no Brasil pré-Jogos Olímpicos de Inverno, podemos dizer que o primeiro dia de provas em São Carlos-SP foi um bom aperitivo. Credenciáveis tanto por Brasil e Chile à classificação para PyeongChang, Victor Santos, Lucas Lima e Yonathan Fernandez protagonizaram duelo intenso nesta quinta (12) em prova de Mass Start 15km válida para a Federação Internacional de Ski (FIS).

Logo às 9h, sob sol que beirava os 30ºC, 11 atletas, entre eles oito brasileiros, dois chilenos e um equatoriano, já se alinhavam para largada em massa no Parque EcoEsportivo Damha. Como objetivo: superar as difíceis condições climáticas e os desafiadores 15km a serem percorridos com a técnica clássica.

De início, ficou em evidência no pelotão mais rápido da prova a briga acirrada entre os brasileiros Victor Santos e Lucas Lima, dois dos mais cotados atletas à vaga olímpica na modalidade, e o chileno Yonathan Fernandez, que também luta para representar seu país na Coréia do Sul em fevereiro.

Com Fernandez sempre à frente em boa parte da prova, Santos dosou bem o momento para atacar e fazer a ultrapassagem: a reta final para a chegada. A menos de 100 metros da definição do primeiro medalhista de ouro da 3ª etapa do Circuito, o brasileiro impôs forte ritmo e fechou a prova com 46:10,03, menos de um segundo à frente do chileno. Lucas Limas terminou com o bronze, seguido por Yuri Rocha, o terceiro talento do Projeto Social Ski na Rua em meio aos quatro melhores colocados.

“Tivemos a prova de Mass Start 15km Clássico, e foi muito difícil por conta do calor e alta temperatura na pista. Eu, Yonathan e o Lucas adotamos uma estratégia de um ajudar o outro para decidir no Sprint final. Em alguns trechos da prova eu puxei, por exemplo na subida com double pole, mas a decisão ficou para o Sprint final mesmo, quando dei um gás para a vitória”, pontuou Victor Santos.

Sexta de prólogo para Adulto, Júniores e Paralímpico

A 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski tem sequencia nesta sexta (12) com provas masculina e feminina de Prólogo 4km estilo livre. As disputas acontecerão em diferentes categorias ao longo do dia, com Adulto iniciando, seguido pelas categorias de base Sub-14 e Sub-18, e encerrando com o Para Cross Country Sitting.

Tags: CBDN circuito brasileiro de rollerski Jogos Olímpicos de Inverno Jogos Paralímpicos de Inverno Para Cross Country rollerski ski cross country Victor Santos