Crédito foto em destaque: Ale Cabral/CPB

Brasil participa dos Jogos Paralímpicos de Inverno pela terceira vez em sua história esportiva

A Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, realizados neste ano em Beijing (China), teve seu início às 9 horas da manhã (horário de Brasília) nesta sexta-feira, dia 04 de março de 2022.

Assim como nos Jogos Olímpicos de Inverno, a cerimônia aconteceu no Estádio Nacional, também conhecido como o Ninho do Pássaro. Mais de 40 países desfilaram no evento que marca o começo dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022.

O Brasil é a 20ª maior delegação dos Jogos com 6 atletas, sendo a maior delegação da América Latina que conta com a participação de 5 países em Beijing: Argentina, Brasil, Chile, México e Porto Rico.

Confira a cerimônia de abertura na íntegra:

Aline Rocha e Cristian Ribera foram os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura

Na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno, a delegação brasileira foi conduzida pela dupla de porta-bandeiras formada por Aline Rocha e Cristian Ribera, que fazem parte da equipe brasileira de Para Ski Cross Country.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijing representam a segunda participação dos dois atletas na competição. Aline e Cristian estrearam nos Jogos na edição de 2018, realizada em  Pyeongchang, na Coreia do Sul.

O Brasil foi o quinto país a desfilar da cerimônia de abertura, com quatro pessoas da delegação do país: a dupla de porta-bandeiras formada por Aline e Cristian, Anders Petterson (chefe da delegação brasileira e presidente da CBDN)  e Cassiana Pisanelli (médica da delegação). Devido à pandemia e os protocolos de Covid, optou-se por uma delegação reduzida, composta apenas dos quatro integrantes.

“Uma honra imensa representar o meu país nos Jogos e ainda por cima ser porta-bandeira junto com o Cristian, uma emoção muito grande”, comentou Aline Rocha.

“Aline e Cristian representam muito bem o que é o movimento Paralímpico brasileiro. Um movimento forte, bem organizado, com atletas e resultados incríveis. Os dois desfilaram a bandeira do Brasil carregando toda a equipe, em especial, os 6 atletas brasileiros que estão na China, a maior e mais qualificada delegação da história do Brasil”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Saiba mais sobre os atletas, calendário das provas, histórico e curiosidades da participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022 pelo guia que a CBDN preparou para você! E vamos todos torcer pelo Brasil!