A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) é destaque mais uma vez na área de governança e transparência. Na primeira edição do Rating Integra, ferramenta que avalia a adaptação das entidades esportivas às práticas de gestão, a CBDN ficou entre as cinco confederações que atingiram os resultados necessários para terem sua nota reconhecida pelas boas práticas.

O Rating Integra é uma ferramenta desenvolvida pelo setor esportivo em um esforço conjunto de seus vários stakeholders, patrocinadores, atletas, comitês e sociedade civil com a parceria entre o Pacto pelo Esporte, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Instituto Ethos e Atletas pelo Brasil.

Para a CBDN, o reconhecimento é resultado de um trabalho constante na melhora da governança e transparência, que visa a aproximação, cada vez mais, da confederação com a excelência mundial em termos de gestão.

“A CBDN participa ativamente do movimento de melhoria da Governança do Esporte brasileiro por entender que esse é o único caminho para alcançar resultados ainda mais destacados para o esporte nacional”, conta Anders Pettersson, presidente da CBDN.

Pedro Cavazzonni, CEO da Confederação, explica que o resultado é fruto de um planejamento estratégico e trabalho contínuo da entidade: “Internamente, focamos muitos esforços, em especial nos últimos 5 anos, para estruturar a organização de acordo com os principais benchmarks globais em governança. O reconhecimento no Rating Integra é para nós um reforço muito especial de que estamos no caminho certo”.

Em sua primeira edição, o Rating Integra avaliou 16 das mais de 40 confederações esportivas existentes no Brasil e apenas cinco receberam os selos “A”, “B” e “C”. Ao lado da CBDN estão a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande, da bocha paraolímpica), a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Stefano Arnhold, presidente do Conselho da CBDN, reconhece o Rating Integra como uma consolidação da Governança no Esporte Brasileiro e espera que a confederação colecione mais reconhecimentos como este.

“É bom poder ver com muita satisfação todo o processo, o próprio reconhecimento do grau de governança atingido em tão pouco tempo e a certeza de que no próximo ciclo [a CBDN] será capaz de conquistar patamar ainda superior”.