Na tarde da última quinta-feira (26), no CT Paralímpico, em São Paulo-SP, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou Assembleia Geral que marca a transição do ciclo olímpico e paralímpico para Pequim 2022. Além da aprovação de contas do exercício de 2017 por unanimidade e apresentação dos principais resultados da entidade durante o ciclo de PyeongChang 2018, a Assembleia elegeu membros da nova estrutura organizacional pautada pelo aprimoramento de sua governança.
Foram eleitos os novos presidente, vice-presidente e conselheiros – destaque para a primeira composição dos recém-criados Conselhos de Administração e Ética. Vivien Rosso, CEO do Hospital AC Camargo Câncer Centro e praticante amadora de Ski Alpino, uma das eleitas para o Conselho de Administração, exaltou a possibilidade de se relacionar agora com os esportes de neve de maneira institucional. “É um prazer contribuir para o trabalho da CBDN. A confederação já tem um trabalho relevante, com atletas brasileiros tendo muitas oportunidades em competições e desempenho internacionalmente. Estou muito feliz por poder contribuir com essa jornada e os novos desafios”, pontuou Rosso.
Criados a partir do modelo organizacional adotado pela CBDN, os Conselhos de Administração e Ética, compostos neste mandato em sua totalidade por independentes, conheceram seus primeiros membros. O Conselho Fiscal, já estabelecido pela entidade anteriormente, também teve seus nomes eleitos.
Durante o encontro que também reuniu representantes dos atletas – Isabel Clark, presidente da Comissão de Atletas, e Bruna Moura, eleita diretamente pelos mesmos -, Stefano Arnhold apresentou Relatório de Gestão da temporada. “Começamos agora um novo ciclo, de 2022. Teremos Jogos em Pequim, na China, a primeira cidade que sediará tanto jogos de verão quanto inverno. É o início de uma nova etapa muito importante, debaixo de uma moderna e arrojada governança, que nos possibilitará buscarmos resultados expressivos ao longo do ciclo”, avaliou Arnhold.
Presidente da CBDN, Arnhold agora será substituído por Karl Anders Pettersson, com Carlos Eduardo Almeida, antigo diretor de Snowboard, eleito como vice-presidente. Ao final do evento, Anders falou sobre o novo momento da entidade: “A CBDN acaba de implementar novas práticas de governança que estão revolucionando o funcionamento da entidade. Com isso estamos buscando nos adaptar às novas realidades do mercado, com maior grau de transparência e responsabilidade. Com um Conselho de Ética e Administração funcionando e uma definição muito clara da responsabilidade de cada pessoa envolvida. Ampliaremos o desenvolvimento dos nossos atletas, com objetivo de quebrar ainda mais recordes nacionais e ampliar a participação em provas, além de resultados mais expressivos internacionalmente”.
Veja os nomes de todos os eleitos:
Presidente:
Karl Anders Pettersson
Vice-Presidente:
Carlos Eduardo Almeida
Conselho de Administração:
Ademar Couto
Ana Carla Fonseca Reis
Leonardo Pereira
Luis Roberto Moraes
Vivien Rosso
Conselho Fiscal:
Membros:
Nelson Andrade
Olavo Fontoura Vieira
Rogerio Buzzato Rodrigues
Suplentes:
Aldo Henrique Treu Ramos
Carlos Henrique Freitas de Oliveira
Riccardo Moruzzi
Conselho de Ética:
Ana Maria Wilheim
Daniela Castro
Luiz Wever