De 21 de setembro a 27 de outubro ocorreu, na Faculdade de Educação Física da Unicamp, o curso “Esporte de Inverno: Bases para o desenvolvimento do Ski e Para Ski Cross Country no Brasil”. A ação foi realizada em parceria com a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

As palestras foram ministradas em três finais de semana e tiveram como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos sobre os esportes de inverno. Participaram das palestras: Pedro Cavazzoni (CEO e superintendente técnico da CBDN), Leandro Ribela (atleta olímpico e Head Coach do Ski Cross Country do Brasil), Fernando Orso (especialista em treinamento adaptado para cadeirantes), além de professores da universidade. O evento contou com 32 participantes e teve certificado reconhecido pela Confederação.

As atividades abrangeram a rotina do Ski e Para Ski Cross Country e conceitos do Biathlon. Treinamento e equipamentos, além dos aspectos motores e biológicos dos atletas, também foram pauta dos encontros. Esta foi a primeira edição do curso, que pretende ter módulos mais avançados a partir de 2020. 

Para Leandro Ribela, que coordenou atividades teóricas e práticas, a capacitação de treinadores é uma das prioridades do planejamento estratégico da CBDN. Com isso, o objetivo é poder atender a crescente demanda e formação dos novos núcleos de iniciação e desenvolvimento da modalidade.

“É sempre um prazer enorme dividir um pouco da experiência e conhecimento adquirido nesses 20 anos envolvido com esportes na neve. Mais gratificante ainda é ver a curiosidade  que essas modalidades despertam nos participantes e o interesse desses profissionais em aprender sobre elas. Só assim conseguiremos dar sequência ao trabalho que estamos realizando e continuar formando atletas de alto rendimento, mesmo sem as condições climáticas apropriadas para isso”.

Pedro Cavazzoni abriu a programação institucional e afirma que o evento é de extrema importância para o desenvolvimento das modalidades no país. 

“A capacitação de recursos humanos é um dos principais pilares estratégicos do nosso business plan para o Cross Country/Biathlon Olímpico e Paralímpico, uma vez que nos possibilita absorver mais atletas praticando a modalidade e treiná-los com qualidade dentro de uma mesma linha de trabalho. Estamos muito contentes com a parceria com a Unicamp, uma referência na área de treinamento esportivo no Brasil, para a realização desse curso”.

A expectativa agora é que se forme um núcleo de desenvolvimento em Campinas onde os alunos do curso possam atuar diretamente com a modalidade.