Equipe nacional encara provas em Vuokatti, na Finlândia, em ritmo de preparação para PyeongChang 2018

É evidente que os olhares de todo o planeta se voltarão para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno nesta sexta (09), porém a quinta (08) foi destaque para os resultados da equipe brasileira de Para Cross Country, que disputa provas da Copa do Mundo da modalidade em Vuokatti (Finlândia).

Talento de 15 anos e possível nome para os Jogos Paralímpicos de PyeongChang 2018, após 6ª colocação em prova de Distância Sitting na última quarta (06) Cristian Ribera reafirmou o bom momento com a 4ª colocação em final da prova de Sprint – havia ficado em 5º e somado 70,87 pontos IPC -. O resultado supera o recorde do Brasil na disciplina, 75.25 de Fernando Aranha obtidos em 04 de janeiro de 2014, em Soldier Hollow, nos Estados Unidos.

“A prova de hoje foi bem dura. Apesar de ter uma única subida, ela exigia muita técnica. Nas descidas, não conseguia atingir uma velocidade significante, então o uso dos bastões – poles – era necessário a prova toda, não havia tempo pra descansar. Mas estou feliz, por pouco não estive no pódio”, contou Ribera.

Apesar de ainda não classificado para os Jogos Paralímpicos, o jovem atleta expõe suas expectativas com a possibilidade: “Estou ansioso com isso, ainda mais com essa melhora de posições na classificação. Mas, não podemos esquecer que nem todos os principais atletas estavam por aqui – Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Noruega não estavam presentes –. Meu objetivo inicial é classificar. Se eu alcançar esse objetivo, será fazer o máximo para conseguir uma vaga na semifinal dos Jogos. Sei que é difícil, mas espero chegar lá, é disso que eu gosto, superar desafios”.

Quem também esteve presente na disputa foi Aline Rocha, paratleta que pode ser a primeira da história do Brasil a obter classificação para os Jogos. Também no Sitting, Rocha foi a oitava melhor atleta, superando seu próprio recorde nacional, com novos 86,03 pontos IPC. Thomaz Moraes, por sua vez, na disciplina de Standing atingiu a 14ª colocação e 97,76 pontos IPC, o que configurou também novo recorde brasileiro – o anterior era de 113.35.

“Posso afirmar que estamos concluindo uma etapa importante do processo de preparação para PyeongChang. Além de toda a parte física e técnica, esse período de disputas de provas de Copa do Mundo proporcionou ao grupo um clima de irmandade. Temos um grupo muito unido, divertido e responsável. Não é de se admirar que eles alcancem resultados tão expressivos e o dia de hoje mostra isso. Em um único dia tivemos recordes para a distância nas três provas, sendo que dois deles fizeram a melhor pontuação da carreira e outro conseguiu chegar a uma final, terminando em 4ª lugar”, encerrou o treinador da equipe Fernando Orso.

Cristian Ribera, Aline Rocha e Thomaz Moraes agora voltam suas atenções para a última prova da Copa do Mundo, que acontece nesta sexta. Ambos disputam provas de Distância, sendo 15km, 12km e 20km, respectivamente.