Notícias do Esporte
Rollerski Itália
Brasil na Copa do Mundo de Rollerski na Itália
1 de outubro de 2025

Entre os dias 16 e 21 de setembro, atletas brasileiros do Ski Cross Country representaram o Brasil na Copa do Mundo de Rollerski, na Itália.

A primeira fase da competição foi em Roma e contou com a participação de Eduarda Ribera e Victor Santos. Em seguida, os dois seguiram para a segunda etapa em Val di Fiemme, onde se juntaram a Gabriela Neres e Júlia Reis para a disputa da competição. Durante todo o período em Val di Fiemme, os atletas foram acompanhados pelo treinador Caio Freixeda.

Etapa de Roma, na Copa do Mundo de Rollerski na Itália

Iniciando a passagem brasileira pela Copa do Mundo de Rollerski em Roma, Victor Santos competiu na prova classificatória de Sprint no dia 16. O atleta do Brasil foi o 20° colocado com um tempo de 19,07s, pouco mais de 3 segundos atrás do líder da prova. Com isso, ele somou 42 pontos de Copa, porém não ficou entre os quatro classificados para a final. Por outro lado, Eduarda Ribera não competiu no Sprint.

Em seguida, no dia 17, Victor Santos e Eduarda Ribera disputaram o Mass Start 10km em Roma. No masculino, Victor Santos completou a prova em 23min13s1, ficando com 413.92 pontos FIS e somando 40 pontos de Copa na 21ª colocação. No feminino, Eduarda Ribera foi a 8ª colocada da prova ao completar o trajeto em 25min30s6. Com isso, a atleta ficou com 251.33 pontos FIS e somou 69 pontos de Copa.

Val di Fiemme

Primeiro dia de provas

Logo após as provas em Roma, os atletas seguiram para Val di Fiemme. Na segunda etapa da Copa do Mundo de Rollerski, Victor Santos começou disputando a prova classificatória de Sprint masculino no dia 19. O atleta brasileiro ficou na 31ª colocação ao completar a prova em 21,68s, não avançando para a fase seguinte, mas somando 20 pontos Copa.

Ainda no primeiro dia de competição, Eduarda Ribera e Gabriela Neres disputaram a classificação do Sprint feminino. Eduarda Ribera ficou na 17ª colocação com um tempo de 24,87s, seguida por Gabriela Neres, que foi 18ª com um tempo de 25,15s. Ambas atletas ficaram a poucos segundo de se classificar para as oitavas de final, somando 48 e 46 pontos de Copa, respectivamente.

Encerrando o primeiro dia de competições do Brasil em Val di Fiemme, Júlia Reis entrou em ação na prova de Sprint feminina sub-20. A brasileira foi a 25ª colocada com um tempo de 28,09s. Com isso, ela não avançou para as oitavas de final, mas somou 32 pontos de Copa.

Júlia Reis competindo em Val di Fiemme.

Segundo dia de provas

No dia 20, os atletas brasileiros foram às pistas para a disputa do Sprint misto por equipes. A prova consiste em um trajeto de 6,6km que é percorrido por cada um dos dois integrantes de cada equipe. Pelo Brasil, Eduarda Ribera e Victor Santos ficaram na 10ª colocação ao completar a prova em 31min20s81. Gabriella Neres também representou o Brasil em uma equipe com o mexicano Allan Corona. No entanto, os dois foram ultrapassados pelos líderes com uma volta a menos, não completando a prova.

Terceiro e último dia de prova na Copa do Mundo de Rollerski, na Itália

Por fim, no dia 21 os atletas do Brasil encerraram sua participação na Copa do Mundo de Rollerski em Val di Fiemme, na Itália. Primeiramente, Júlia Reis disputou a prova Mass Start 10km feminina sub-20. A brasileira ficou na 22ª colocação com um tempo de 26min37s2, ficando com 875.47 pontos FIS e somando 38 pontos de Copa.

Em seguida, Eduarda Ribera e Gabriela Neres disputaram a prova Mass Start 15km feminina. Eduarda Ribera conseguiu um grande resultado ao completar a prova na 13ª colocação com um tempo de 35min33s6, ficando com 389.02 pontos FIS e 56 pontos de Copa. Contudo, Gabriela Neres acabou sendo ultrapassada pelos líderes da prova com uma volta a menos, ficando na 21ª colocação.

Encerrando a participação brasileira na Copa do Mundo de Rollerski em Val di Fiemme, Victor Santos foi às pistas para disputar a prova masculina de Mass Start 15km. O brasileiro ficou na 28ª colocação ao completar a prova em 31min16s0, ficando com 518.65 pontos FIS e somando 26 pontos de Copa.

Victor Santos em Val di Fiemme.

Leia também:

Julia Reis participa de training camp FIS em Val di Fiemme, na Itália

Manex Silva disputa a Copa do Mundo de Rollerski na Suécia

Tags: Este post não tem tags.