Nesta sexta-feira (14), o Brasil teve pela primeira vez em sua história dois altetas completando uma prova final de Mundial de Ski Alpino. Lucas Pinheiro Braathen e Giovanni Ongaro foram os esquiadores brasileiros que fizeram parte desse momento histórico para o país em Saalbach, na Áustria, na prova de Giant Slalom.
Giant Slalom no Mundial de Ski Alpino
Uma das grandes estrelas do Ski Alpino mundial, Lucas Pinheiro Braathen foi o 14° colocado na prova ao completar suas duas descidas em um tempo total de 2min41s15. Na primeira descida, Lucas completou o trajeto em 1min23s04, com o 19° melhor tempo. Em seguida, o brasileiro melhorou seu desempenho, completando a segunda descida em 1min18s11, com a 6ª melhor descida desta fase.
“Foi um dia pesado. Eu queria tanto trazer essa bandeira para o topo do pódio hoje, mostrar para todo mundo aqui que nós brasileiros estamos nesse esporte para ter sucesso, mas não consegui hoje. Vou continuar a trabalhar. Temos uma nova oportunidade no domingo (em que será a final da prova de slalom). Muito obrigado por toda a ajuda de quem torceu por mim e todo amor que eu senti daqui, no meu coração. Vou trazer esse amor e essa energia para domingo e vamos dançar juntos”, disse Lucas após a prova ao site do COB.
Já Giovanni Ongaro foi o 44° colocado geral ao completar a prova em 2min53s18. O brasileiro terminou sua primeira descida em 1min28s67, com o 54° melhor tempo. Em seguida, na sua segunda descida, ele se recuperou com um tempo de 1min24s51 e a 44ª posição.
“Foi uma prova muito difícil porque larguei depois de muitos atletas e precisei manter um nível muito alto o tempo, o que foi complicado. Mas consegui me classificar para a segunda descida e adquiri uma boa experiência para o restante da competição”, comentou Ongaro ao site do COB.
A medalha de ouro foi para o austríaco Raphael Haaser, que completou a prova em 2min39s71, seguido por Thomas Tumler, da Suíça, em segundo e Loic Meillard, também da Suíça, em terceiro.
Agora, os brasileiro seguem no Mundial de Ski Alpino em Saalbach. Lucas Pinheiro Braathen já está classificado para a prova de Slalom do próximo domingo (16), que tem seu início previsto para às 5:45 da manhã (horário de Brasília). Por outro lado, Giovanni Ongaro se junta a outro brasileiro, Christoph Brandtner, na prova classificatória neste sábado (15) às 6:00 (horário de Brasília) em busca de uma vaga na prova final.
As provas classificatórias estarão disponíveis no Disney+ Premium no dia 15. Por outro lado, as provas do dia 16 serão transmitidas pela ESPN3 e também pelo Disney+ em seu pacote mais básico.
Leia também: