Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, os atletas brasileiros fizeram história ao participar do Mundial de Para Biathlon em Pokljuka, na Eslovênia. Essa foi a primeira vez que o Brasil teve representação na competição ao longo da história.
A delegação brasileira foi formada por Elena Sena, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos, que participaram das provas. Além disso, Kauê Morais e Wellington Silva foram outros atletas que estiveram em Pokljuka com a delegação, mas que não competiram. Na equipe técnica, estiveram presentes o Coordenador Técnico Leandro Ribela, os treinadores Taylor Pereira e Matheus Terroni, o fisioterapeuta Lucas Garbulha e os WaxTechs, Federico Cichero e Victor Wiltimann.
Brasil em sua estreia no Mundial de Para Biathlon
Sprint – 06/02
No primeiro dia de provas, os atletas brasileiros participaram das provas de Sprint. Na categoria Sitting masculino, Guilherme Rocha foi o melhor brasileiro entre os participantes. Ele foi o 11° colocado com um tempo de 22min40s8, não errando nenhum de seus tiros. Em seguida, Wesley dos Santos foi o 22° colocado com 25min18s1 e Robelson Lula ficou na 23ª posição com um tempo de 25min32s6.
O vencedor da prova foi o norte-americano Aaron Pike, que completou a prova em 20min44s7, seguido por Tao Wang, da China, em segundo, e Yerbol Khamitov, do Cazaquistão, em terceiro.
Já na categoria Sitting feminino, Elena Sena foi a única representante brasileira e terminou a prova na 7ª colocação, com um tempo de 28min33s2, errando apenas 1 de seus tiros. A estadunidense Kendall Gretsch venceu a prova com um tempo de 22min30s1, seguida por Anja Wicker, da Alemanha, em segundo e Yunji Kim, da Coreia do Sul, em terceiro.
Perseguição – 08/02
Posteriormente, os atletas voltaram às pistas no dia 8 para as provas de Perseguição. Na prova de classificação da categoria Standing masculino, Guilherme Rocha foi o 16° colocado com um tempo de 12min10s85. Logo depois, Robelson Lula ficou na 20ª posição com um tempo de 12min43s18 e Wesley dos Santos foi o 23° com um tempo de 14min06s01.
Em seguida, eles participaram da final. Guilherme e Robelson repetiram suas colocações da prova classificatória, desta vez com tempos de 16min15s84 e 16min50s42, respectivamente. Wesley não participou da prova. O vencedor da prova foi Zixu Liu, da China, com Mengato Liu, também da China, em segundo e Oleksandr Aleksyk, da Ucrânia, em terceiro.
Nesse meio tempo, Elena Sena disputou as provas de Perseguição na categoria Sitting feminino. A brasileira foi a 7ª colocada na prova classificatória com um tempo de 13min50s40. Já na final, ela novamente foi a 7ª colocada, mas desta vez com um tempo de 19min03s62.
Kendall Gretsch venceu a prova de Perseguição, com Yuxin Zhai, da China, em segundo, e Anja Wicker em terceiro.
Distance – 09/02
Por último, os brasileiros disputaram a prova Distance no dia 9, se despedindo do Mundial de Para Biathlon. No Sitting masculino, Robelson Lula foi o melhor brasileiro da prova, ficando na 14ª colocação com um tempo de 41min31s0. Guilherme Rocha foi o 17° com um tempo de 44min39s2 e Wesley dos Santos o 19° com 49min41s7.
Yerbol Khamitov venceu a prova, com Derek Zaplotinsky, do Canadá, em segundo e Aaron Pike em terceiro.
No Sitting feminino, Elena Sena foi a 6ª colocada com um tempo de 48min30s2. A vencedora da prova foi Kendall Gretsch, com Anja Wicker em segundo e Shiyu Wang, da China, em terceiro.
Logo após a participação no Mundial de Para Biathlon, a delegação do Brasil segue para a Copa do Mundo de Para Ski Cross Country em Trondheim, na Itália.
Leia também: