Créditos na foto de destaque: International Olympic Committee/Jonathan Nackstrand

Na última quarta-feira (24), os irmãos Alice e Arthur Padilha se despediram dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de Gangwon nas provas de Slalom.

Slalom feminino

Na prova feminina, Alice Padilha não completou a primeira manga e, assim como no Giant Slalom, acabou sendo desclassificada.

“Não consegui terminar a descida, mas tenho certeza que estar nos Jogos da Juventude trouxe muitos novos ativos para mim. Cheguei aqui com um pouco de medo porque tinha vários atletas muito bons. Mas agora estou mais tranquila, porque sei que tenho potencial para poder chegar ao nível das melhores. Quero treinar mais para melhorar. Vou para a pista todos os dias e vou fazer tudo que eu puder para evoluir.” analisou Alice.

A medalha de ouro do Slalom ficou com a austríaca Maja Waroschitz. Completaram o pódio Charlotte Grandinger (ALE) com a prata e Giorgia Collomb (ITA) com o bronze.

“O Slalom e o Slalom Gigante são duas disciplinas muito técnicas, sem margem para nenhum erro. Você vai encontrar diversos atletas de alto nível, tanto estrangeiros como brasileiros, que não terminaram provas em Jogos. Como isso é do esporte, para esses casos buscamos sempre fazer uma avaliação do desempenho esportivo que o atleta apresentou na pista.” comentou Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN e chefe de equipe dos esportes de neve em Gangwon 2024.

Slalom masculino

Após o 40° lugar no Giant Slalom, Arthur Padilha acabou não conseguindo repetir o bom desempenho do Slalom em Gangwon. O brasileiro acabou sendo desclassificado na primeira descida.

“Estar aqui em Gangwon foi uma oportunidade muito boa para mim. Aprendi muito sobre mentalidade e esportividade. Sai daqui com vontade de voltar ter uma experiência olímpica um dia. Estou mais motivado para melhorar no esqui e ter resultados cada vez melhores.” disse Arthur.

Padilha Gangwon Slalom
Créditos na foto: International Olympic Committee/Wander Roberto

O britânico Zak Carrick-Smith ficou com o ouro, Elliot Westlund (SUE) com a prata e Nash Huot-Marchand (FRA) com o bronze.

“O YOG é um milestone muito importante no Ski Alpino. Por ser uma modalidade muito competitiva, competir em um grande evento logo na primeira temporada internacional traz uma experiência muito valiosa para os atletas. Para o Arthur e a Alice, o principal objetivo era conseguir atingir um desempenho esportivo do mesmo nível do que eles apresentam em competições menores. Apesar dos DNFs, nas análises técnicas junto aos treinadores, vimos que eles atingiram esse nivel.” analisa Pedro Cavazzoni.

Créditos na foto: Marina Zehe/COB

Com isso, os Padilha se despedem de Gangwon após competirem pela primeira vez em um cenário tão qualificado.

Na sequência dos Jogos, o Brasil ainda competirá no Ski Cross Country (29 e 30) e no Snowboard Halfpipe (1° de fevereiro).

Saiba mais sobre o Brasil em Gangwon