No último fim de semana, atletas paralímpicos do Brasil conquistaram grandes resultados na neve. No Para Ski Cross Country, Cristian Ribera venceu duas provas na Copa Continental de Para Ski Cross Country. Já no Para Snowboard, André Barbieri conquistou 173 pontos na Copa do Mundo em Landgraaf. E, por fim, Vanessa Molon venceu duas provas na Copa Europeia de Para Snowboard.
Resultados paralímpicos de destaque do Brasil no fim de semana
Para Snowboard
Em Landgraaf, na Holanda, foram realizadas as provas tanto da Copa do Mundo como da Europa Cup de Para Snowboard entre os dias 28 e 29 de novembro.
Primeiramente, Vanessa Molon conquistou a medalha de ouro na prova de Banked Slalom na categoria Upper Limb. A brasileira terminou sua melhor descida com um tempo de 48,86s, superando Emke Vaessen , da Holanda, e Natalie Eva Nussbaum, da Alemanha.
Além disso, outros brasileiros também competiram na Copa Europeia. Vitoria Machado foi a 8ª colocada na categoria Lower Limb 2 feminina, enquanto José Correa de Lima e Nickolas Pedroso foram 18° e 19° colocados, respectivamente, na categoria UL masculina.
Ainda no dia 28, André Barbieri foi o 7° colocado na prova de Banked Slalom da categoria Lower Limb 1, conquistando 173 pontos na corrida.
Já no dia 29, Vanessa Molon voltou a conquistar uma medalha de ouro, vencendo a prova de Banked Slalom na categoria UL feminina do segundo dia Copa Europeia. Desta vez, Molon teve seu melhor tempo sendo 51,10s.
Em seguida, Vitoria Machado foi a 8ª colocada na categoria LL2 feminina novamente. Por último, André Barbieri foi o 9° colocado na segunda prova da categoria LL1 da Copa do Mundo de Para Snowboard.
Para Ski Cross Country
Continuando a boa sequência dos atletas paralímpicos do Brasil na neve no final de novembro, Cristian Ribera venceu duas provas na Copa Continental de Para Ski Cross Country, realizada em Gaala, na Noruega, entre os dias 29 e 30.
Em sua primeira prova, Cristian Ribera superou os chineses Zhongwu Mao e Peng Zheng com um tempo de 11min27s00, vencendo a prova Distance de 6km, resultado expressivo visto que os chineses foram medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em 2022, em Beijing.
No segundo dia de competições, o brasileiro completou a prova de Sprint em 1min54s38, derrotando o italiano Giuseppe Romele e o sueco Amt Christian Furuberg na grande final.
“A CBDN está muito satisfeita com o grande início de temporada da equipe paralímpica brasileira. É um ano super importante visto que essa é a temporada que determina quantas vagas o Brasil terá nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina. Acreditamos que a preparação foi bem executada e esperamos conquistar grandes resultados na temporada.” – resume Gustavo Haidar, Gerente de Esportes da CBDN.
Leia também:
Expo Brasil Paralímpico 2024: veja como foi a participação da CBDN