Aquecimento global e mudanças climáticas são pautas recorrentes, e muito relevantes, de tempos para cá. No universo do esporte de inverno, no qual as práticas são dependentes e inteiramente conectadas à natureza, o tema é de extrema importância.
Recentemente, o relatório climático publicado no Rapid Transition Alliance, “Playing Against the Clock”, revelou que 10 dos 19 lugares que já foram sedes não poderão receber o jogo em 30 anos.
Neste cenário, muito se discute, seja pelas entidades fomentadoras do esporte ou pelas organizações e empreendimentos da indústria de neve, quais os melhores caminhos para tornar a prática esportiva mais sustentável.

Quais os caminhos para um esporte de neve mais sustentável?

Desde 1994, a FIS – Federação Internacional de Ski promove, de forma pioneira, fóruns em torno das questões climáticas (Fórum FIS Mainau), com objetivo de criar medidas de comprometimento dos esportes de neve com a natureza e um mundo sustentável.

No ano passado, ocorreu a quarta edição do Fórum Mainau, com a presença de especiliastas das áreas e com a definição de um novo Manifesto FIS Mainau, abordando as principais medidas e ações que a entidade, como órgão máximo dos esportes de neve competitivo, pode realizar.

Os principais tópicos do Fórum foram:

  • revisar os conhecimentos científicos mais recentes relacionados às mudanças climáticas e seu impacto nas populações de montanha e esportes de esqui;
  • salientar a necessidade de enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas com ações tangíveis;
  • atualizar o Manifesto FIS Mainau com os conhecimentos e experiência adquiridos;
  • definir e agir sobre as responsabilidades da FIS no âmbito do Esporte para Ação da ONU.

Stefano Arnhold, presidente do Conselho da CBDN e da Conservation International no Brasil, esteve presente no Fórum e conta foi muito bom ver a FIS reunida para discutir temas ambientais e vê-la assinar o “Sports for Climate Action Framework”.

“Para mim, que há muito milito na área ambiental, foi muito interessante ver questões ligadas às montanhas como pauta, pois são desafios muito diferentes dos que nos deparamos no clima tropical”, explica Arnhold.

Ele completa: “me chamou a atenção a problemática referente à matriz energética europeia, fortemente baseada em combústiveis fósseis, que torna o desafio e problemática deles muito maior ao que temos aqui no Brasil uma vez que nossa matriz é mais ‘limpa'”.

Principais definições do Manifesto FIS Mainau 2020

As conclusões do fórum são resumidas da seguinte forma:

Desafios para mudança climática para o inverno

Os especialistas apontaram para os riscos do aquecimento sustentado e um aumento acentuado na variabilidade e persistência dos padrões climáticos, o que leva a mais extremos.

No curto prazo, é possível compensar com medidas tecnológicas, como melhores previsões e neve produzida por máquinas, para combater os efeitos das mudanças climáticas.

Análise dos efeitos econômicos, financeiros e sociais das mudanças climáticas

O sucesso econômico, financeiro e social das regiões montanhosas no inverno depende da neve. A mudança climática é um desafio para as regiões montanhosas. 

Responsabilidade e ação / resiliência possível – estratégias de adaptação

Para garantir que as próximas gerações de esportes tenham um ambiente intacto, conceitos sustentáveis ​​devem ser implementados. Inovações tecnológicas e organizacionais para se adaptar às consequências das mudanças climáticas são necessárias para salvaguardar os esportes de inverno.

Os esportes de inverno também devem reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e promover reduções de CO2.

Atualização do Manifesto FIS Mainau

Já em 1994, a FIS adotou o Manifesto Mainau, que expressa seu compromisso em apoiar a sustentabilidade da prática esportiva de neve, por meio da preocupação com a natureza e o meio ambiente. 

No documento, a Federação se compromete com cinco principais pontos:

  1. reduzir o impacto ambiental e climático das atividades promovidas pela entidade;
  2. educar sua comunidade sobre ações climáticas;
  3. promover o consumo sustentável e responsável;
  4. defender a sustentabilidade e a ação climática por meio da sua comunicação;
  5. ancorar os tópicos sustentabilidade e neutralidade climática em toda a sua governança.

Caso queira ler e ter acesso ao Manifesto FIS Mainau 2020, clique aqui.