Na última quinta-feira (3), Marco La Porta foi escolhido o novo presidente do COB – Comitê Olímpico do Brasil em eleição realizada no Rio de Janeiro. Sua vice-presidente será Yane Marques e seu mandato se estenderá até dezembro de 2028.
O colégio eleitoral do COB é formado pelos 55 membros de sua Assembleia Geral. Atualmente, a Assembleia Geral do COB é composta pelos 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB; pelos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e por 19 representantes da Comissão de Atletas.
Além disso, foram realizadas ainda eleições para o Conselho Administrativo da entidade, com o presidente da CBDN, Anders Pettersson, sendo um dos dirigentes escolhidos. Veja os eleitos para o Conselho:
Conselho de Administração
Presidentes de Confederações eleitos para os sete assentos no Conselho de Administração:
- Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)
- Felipe Tadeu Moreira Lima do Rêgo Barros (Handebol)
- Radamés Lattari Filho (Voleibol)
- Rafael Girotto (Canoagem)
- Jodson Gomes Edington Junior (Tiro Esportivo)
- Flavio Cabral Neves (Wrestling)
- Flavio Padaratz (Surfe)
Membro independente
- Daniela Rodriguez de Castro
Anteriormente, o CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro também havia elegido seu novo presidente. O mandatário da entidade máxima do esporte paralímpico brasileiro será José Antônio Freire, com Yohansson Nascimento como vice.
Gisele Cabrera, CEO da CBDN, parabeniza os novos mandatários: “Gostaria de parabenizar Sr. Marco Antônio La Porta pela eleição como novo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e a Yane Marques, vice-presidente eleita. Parabenizo também o Sr. José Antônio Ferreira Freire pela eleição como novo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e o Sr. Yohansson Nascimento, pela reeleição como vice-presidente.”
“Este é um momento importante para o esporte brasileiro e estou confiante de que juntos poderemos fortalecer e expandir o desenvolvimento esportivo em nosso país. Desejo muito sucesso em suas gestões e reafirmo o compromisso da CBDN em colaborar para o crescimento dos movimentos olímpico e paralímpico nacionais.”, completou a CEO da entidade.
Leia também:
Anders Pettersson participa do 16° Congresso Ordinário da IBU