No último sábado (02), Aline Rocha venceu a prova Distance na categoria de Sitting feminina na Continental Cup em Gaalaa, na Noruega. Além disso, Cristian Ribera conquistou uma medalha de prata no Sitting masculino e outros brasileiros tiveram grande desempenho.

“Foi um ótimo início de temporada, no qual pudemos nos adaptar rapidamente a neve e competir em alto nível. Esta é a maior delegação da equipe de Para Cross Country a participar de um evento internacional e contou com atletas em diferentes estágios de desenvolvimento. Foram 8 atletas e 6 staffs convocados e período na neve juntos foi bastante produtivo, com uma troca rica de experiencia entre todos.” comentou Leandro Ribela, Coordenador Técnico de Ski Cross Country e Biathlon da CBDN.

“Conseguimos realizar todos os treinamentos planejados e nos preparar bem parta as competições em Gala, onde obtivemos bons resultados com a equipe principal e resultados bastante animadores com os atletas em formação. Foram 6 medalhas em dois dias de competições. Uma pena a ultima prova ter sido cancelada pela baixa temperaturas (-22°C), abaixo de mínimo permitido pelo regulamento.” completou o Coordenador.

Sitting feminino

Na prova Distance do Sitting feminino (8km) da Continental Cup, Aline Rocha ficou com a medalha de ouro. Em uma prova dominante, a brasileira venceu com um tempo de 31min28s2.

Não foi fácil competir sem treinar, como tive classificação funcional quando cheguei não tive como ir fazer o reconhecimento do percurso para a prova de sprint que já seria no dia seguinte. Caí na final mas mesmo assim foi uma excelente prova. Na prova de middle já me senti mais segura com o percurso e fiz uma ótima prova. Infelizmente a prova de short distancie foi cancelada devido às condições climáticas. É muito bom retornar para a neve, estava com saudades.” comentou Aline Rocha.

Isabell Valen e Indira Liseth fecharam o pódio na segunda e terceira posição respectivamente.

A outra brasileira competindo na categoria, Elena Souza, ficou na quarta colocação, há pouco mais de um minuto do pódio.

Sitting masculino

No Sitting masculino (8km), o melhor resultado do Brasil foi com Cristian Ribera, que conquistou uma medalha de prata. O brasileiro terminou a prova em 25min57s6, atrás apenas do medalhista de ouro Giuseppe Romele (ITA).

Dentre os demais brasileiros, Guilherme Rocha terminou na 6ª colocação, Robelson Lula foi o 8°, Wesley dos Santos conquistou o 13° lugar e Kauê Almeida foi o 16°.

Standing masculino

Na categoria Standing masculino (8km), Wellington Silva foi o único representante brasileiro e terminou a prova na 5ª posição, com um tempo de 36min13s8.

O pódio foi formado pelo francês Karl Tabouret em primeiro, Trygve Steinar Larsen (NOR) em segundo e Cristian Toninelli (ITA) em terceiro.

“Nosso staff também teve a oportunidade de trabalhar em novos métodos e processos na preparação dos skis, o que auxiliará cada vez mais a obtenção de boas performances. As competições em Gala foram organizadas juntamente com os atletas convencionais, trazendo uma visibilidade interessante para a modalidade, uma vez que o Ski Cross Country é o esporte mais praticado e de maior audiência na Noruega. Parabéns a federação Norueguesa pela iniciativa.” disse Leandro Ribela.

Leia também:

Elena Souza conquista medalha de ouro na Continental Cup

Brasileiros repetem bom desempenho em mais um dia de Europa Cup