age convocada

Hoje, 12 de setembro, os membros da Assembleia Geral da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve se reuniram para atualizar o estatuto da entidade.

As mudanças propostas foram aprovadas por unanimidade de votos e focaram no aprimoramento contínuo da governança da entidade junto às melhores práticas internacionais.

As alterações aprovadas focaram em:
– adequações textuais referente a mudança da governança do esporte paralímpico de neve (saindo do IPC indo para a FIS)
– formalização de medidas de equilíbrio de gênero
– revisão para deixar o texto mais neutro no aspecto de gênero

“As alterações do estatuto hoje aprovadas pela AG mostram o quão madura a CBDN se tornou em termos governança. Temos atualizado o estatuto quase anualmente para incorporar melhores práticas internacionais de governança, e nesse ano demos um importante passo no equilíbrio de gênero que já era uma prática importante da entidade, e agora está formalizada em nossos estatuto”, comenta Anders Pettersson, Presidente da CBDN.

O novo estatuto preconiza que 1/3 dos membros de cada poder da entidade devem ser de cada gênero, formalizando assim, uma prática moderno e já presenciada nos Conselhos da CBDN.

“Fiquei super feliz de participar desse processo, dessa iniciativa, rumo à equidade de gênero. Acredito que essas alterações no estatuto vão trazer mais mulheres a ocuparem mais espaços dentro da entidade. Com um mês de antecedência já tínhamos o estatuto em nossas mãos e toda a análise do mesmo pode ser feita com calma e diplomacia. Houve conversa e diálogo. Então, achei que todo processo foi excelente”. comentou Jaqueline Mourão, presidente da Comissão de Atletas da CBDN, sobre a mudança no estatuto.

Adicionalmente, a proposta de alteração visa atualizar as mudanças de governança dos Esportes Paralímpicos de Neve que recentemente foram passados para a FIS – Federação Internacional de Ski e Snowboard e para a IBU – União Internacional de Biathlon.

Veja aqui a convocação

Veja aqui a ata

Veja aqui o novo Estatuto da entidade