A América do Sul oferece ótimas condições para a prática dos esportes de neve e inúmeros destinos próximos, como Bariloche (Cerro Catedral), Las Lenãs, San Martin de Los Andes (Cerro Chapelco), Ushuaia (Cerro Castor), na Argentina, e El Colorado, La Parva, Nevados de Chillán, Portillo, Pucón, Corralco e Valle Nevado, no Chile.
As estações de ski dispõem de toda a infraestrutura necessária para aluguel de equipamentos (skis, bastões, botas e pranchas de snowboard). Em algumas delas, também é possível alugar roupas e acessórios (casacos e calças apropriadas, luvas, gorro, goggles).
Para aqueles que estão começando, o ideal é o aluguel destes equipamentos, o que pode ser facilmente realizado nas bases da montanha de qualquer estação de ski. A compra só é aconselhada para quem pratica o esporte regularmente, ou seja, pelo menos uma vez ao ano ou uma vez a cada dois anos.
Aprender a técnica correta do ski ou snowboard desde o início acelera consideravelmente o desenvolvimento nessas atividades, assim é recomendável inscrever-se em aulas para o aprendizado ou aprimoramento. Esse tipo de serviço é comumente oferecido nos resorts da América do Sul, que dispõem de escolas de ski e snowboard com professores qualificados (e uma boa parte fala português).
Também é possível iniciar na Europa, América do Norte e Ásia que possuem uma grande variedade de resorts. Recomenda-se uma análise prévia do terreno e dos serviços disponíveis nesses locais, pois as formações rochosas variam muito quando comparado com a América do Sul e em alguns locais pode-se encontrar apenas pistas para níveis mais avançados.
Programe sua viagem para um período mínimo de sete dias, sendo dez número de dias ideal para que o primeiro contato com a neve seja uma experiência ainda mais proveitosa e prazerosa.