Entre os dias 11 e 19 de outubro, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) organizará as duas últimas etapas do Circuito Brasileiro de Rollerski 2025, que serão realizadas no Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos-SP. O evento marca um momento importante: pela primeira vez, um país do continente americano sediará provas oficiais da FIS (Federação Internacional de Ski e Snowboard) de Para Rollerski.
O rollerski, também conhecido como esqui com rodinhas, possibilita o treinamento e a prática do ski cross country em locais sem neve. A modalidade, homologada pela Federação Internacional de Ski e Snowboard (FIS), é muito praticada em países europeus durante o verão e, nas últimas duas décadas, tem se consolidado no Brasil a partir de iniciativas da CBDN.
O fato de o Brasil ser o primeiro país das Américas a sediar uma prova FIS de para rollerski é consequência do planejamento estratégico da CBDN, com ênfase no estabelecimento de um circuito anual de competições, e do bom desempenho dos atletas brasileiros em competições internacionais, como Cristian Ribera, campeão mundial, campeão geral da Copa do Mundo e líder do ranking sprint de para ski cross country, que está confirmado na disputa.
“É muito importante para a CBDN, pela primeira vez, sediar e organizar uma competição oficial de Para Rollerski. Seguindo o planejamento estratégico, conseguimos criar nos últimos anos um sólido circuito nacional de competições e, pela primeira vez, ter a prova reconhecida pela FIS é um marco importante e que permite que atletas possam pontuar para o ranking internacional sem a necessidade de saírem do Brasil”, avalia Gustavo Haidar, Superintendente Técnico da CBDN.
A etapa III do Circuito Brasileiro de Rollerski tem início no sábado (11) com o Rollerski Festival, que reunirá mais de 50 crianças dos núcleos de desenvolvimento da CBDN, que disputarão provas sprint cross nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14. A competição contará ainda com provas sprint abertas sub-14, sub-16 e sub-30.
Além disso, as provas olímpicas e paralímpicas disputadas na etapa III (12 a 14 de outubro) contarão com a participação de atletas internacionais e farão parte da South American Cup de Rollerski. Serão realizadas provas FIS paralímpicas de sprint e distance, e FIS olímpicas de sprint, distance e skiathlon.
As atletas de ski cross country Duda Ribera, já classificada para os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026, e Bruna Moura, que disputa a segunda vaga garantida pelo Brasil nos Jogos, estarão em São Carlos e participarão das disputas.
Após um dia de descanso e outro dedicado aos treinamentos, as competições da etapa IV do Circuito Brasileiro de Rollerski terão início em 17 de outubro, com a segunda edição do Campeonato Brasileiro de Biathlon e Para Biathlon de Verão 2025. A etapa contará também com provas FIS olímpicas e paralímpicas de sprint e distance, nos dias 18 e 19 de outubro.
Além das disputas, o Circuito Brasileiro de Rollerski contará com atividades fora da pista. Programa criado pela CBDN no início do ano, o “Para Além das Pistas” promoverá dois encontros para discutir temas relevantes para o desempenho dos atletas: prevenção de lesões e esporte seguro.