Bruna Moura e Manex Silva, do Ski Cross Country, participaram da FESA Cup em Schlinig, na Itália, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Ao todo, mais de 400 atletas participaram do evento, que é classificatório para a Copa do Mundo de Davos e também para o Tour de Ski.
Primeiro dia de FESA Cup – Sprint
Na sexta-feira (6), Manex Silva foi o 69° na prova classificatória de Sprint, terminando o percurso em 3min25s29, com 221.62 pontos FIS. Desse modo, o brasileiro não se classificou para a final vencida pelo italiano Giovanni Ticco.
Ainda no primeiro dia de provas, Bruna Moura também disputou a prova de Sprint. Por sua vez, a brasileira foi a 55ª colocada, completando a prova em 4min13s15 e ficando com 339.26 pontos FIS. Assim sendo, não se classificou para final, que foi vencida a italiana Federica Cassol.
Segundo dia – Distance
Em seguida, ambos participaram da prova Distance no sábado (7). Ambas as provas, tanto no masculino como no feminino, foram de 10km cada.
Manex Silva foi o 97°, com um tempo total de 30min08s1. O resultado lhe rendeu 190.76 pontos FIS. Sabin Coupat, da França, venceu a prova, com Martino Carollo, da Itália, em segundo e Jonas Baumann, da Suíça, em terceiro lugar.
Já Bruna Moura ficou com a 64ª posição na prova feminina, terminando o percurso em 36min28s8 e ficando com 295.39 pontos FIS. A vencedora da prova foi Gina Del Rio, de Andorra, com Julie Pierrel, da França, em segundo e Veronica Silvestri, da Itália, em terceiro.
Terceiro dia – Distance
Por último, apenas Bruna Moura competiu no domingo (8), disputando mais uma prova Distance. Desta vez, a esquiadora do Brasil terminou na 58ª colocação com um tempo de 34min06s5 e 258.34 pontos FIS.
Maria Gismondi, da Itália, venceu a prova e Julie Pierrel e Marina Kaelin, da Suíça, fecharam o pódio em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
“As provas aqui foram duras. Esse circuito tem muitas subidas longas. No Sprint eu me senti bem e consegui atingir um resultado que me deixou satisfeita. Contudo, nas provas de Distância Clássica e Skate o corpo não respondeu como eu gostaria. No entanto, eu entendo que isso é parte do processo. Eu fiquei muito tempo longe da neve e agora sim posso dizer que estou voltando a uma rotina normal de competições.” analisou Bruna Moura.
“O objetivo para esse bloco de 10 competições em dezembro é recuperar o ritmo de competição que perdi desde o acidente que sofri em 2022, por ter competido apenas no Mundial de Planica em 2023 e, após 11 meses de recuperação, não ter feito a temporada 2023/24 devido a um problema de saúde. Considerando que ainda estou no começo desse projeto esportivo, estou trabalhando duro para que eu possa ter o pico de performance durante o Mundial em Trondheim. No entanto, estou surpresa com os pontos que tenho conquistado até o momento e feliz ao ver que estou no caminho certo. Meus pensamentos para a temporada 2024/25 são muito positivos e eu estou confiante de que irei atingir meus objetivos” completou a atleta.
Leia também: