Entre os dias 11 e 15 de janeiro, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, realizou, em São Carlos, training camp para o desenvolvimento de jovens atletas das equipes de Ski Cross Country e Biathlon. Gabriela Nakasato é a treinadora responsável pelo camp sendo auxiliada por Lucas Martins.

Com a participação de 11 atletas (sendo 8 atletas do feminino e 3 do masculino) do Ski na Rua e do núcleo de Jundiaí, o training camp é uma das primeiras ações exclusivas de desenvolvimento de jovens atletas dessa categoria de idade, desde a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski de 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Os atletas participantes são: Beatriz de Sá, Caio Fernandes, Guilherme de Oliveira, Ian Silva, Júlia Reis, Mariana Silva, Mayara Silva, Mikaelly Costa, Natasha Lima, Nicolly Silva e Thayssa Paixão.

“Um ponto super importante é o foco que estamos dando para atletas do feminino. Um dos objetivos para o Ski Cross Country e o Biathlon é aumentar o número de atletas do feminino e essa ação vai ao encontro dessa meta de altíssima prioridade”, explicou Camila Gobo, coordenadora técnica da CBDN.

Dentro das muitas atividades propostas que estão na programação do training camp, os treinadores optaram focar no desenvolvimento técnico de fundamentos básicos da técnica “skate”, além de aprofundar nas progressões técnicas da modalidade.

“O período de treinamento foi incluído no planejamento da equipe visando um estimulo para aperfeiçoamento técnico e físico, além de abordar outros assuntos de âmbitos sociais e de treinamento”, explica a treinadora Gabriela Nakasato.

Para o maior desenvolvimento e envolvimento dos atletas, a programação do traning camp também inclui atividades que focam no trabalho em grupo, na comunicação, no respeito às diferenças entre as pessoas e opiniões, cooperação e princípios do treinamento.