Notícias do Esporte
Cristian Ribera conquista mais uma medalha de prata e sobe para segundo lugar geral na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country
24 de abril de 2024

Paratleta brasileiro termina sua participação na competição na Alemanha com duas medalhas de prata

 

Cristian Ribera conquistou neste sábado, 08, a medalha de prata na Copa de Mundo de Para Ski Cross Country de Finsterau (Alemanha). A competição reúne os melhores atletas do paradesporto mundial e é uma das mais disputadas da modalidade. O pódio foi completado com o russo Ivan Golubkov, primeiro colocado; e Aleksandr Davidovich, também da Rùssia, em terceiro.

Com os dois pódios conquistados, Cristian Ribeira melhorou sua colocação geral na Copa do Mundo de Para Ski  Cross Country. O brasileiro, que era o quinto colocado até a última sexta-feira (07), agora está na segunda colocação, atrás somente do russo Ivan Golubkov. Daniel Cnossen, dos Estados Unidos, completa o pódio da classificação geral da competição.

O atleta, com apenas 17 anos, coleciona feitos históricos. Nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang (2018), Cristian conquistou a sexta colocação – melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno. No mesmo ano, ele subiu ao pódio duas vezes na Copa do Mundo de Vuokatti, com uma prata e um bronze.

Vice Líder da Copa do Mundo

Com os resultados alcançados na etapa de Finsterau da Copa do Mundo, Cristian subiu para a Vice liderança do Ranking geral da Copa do Mundo de Para Cross Country, com 395 pontos, atrás apenas do russo Ivan Golubkov que chegou aos 800 pontos. O americano Daniel Cnooseen completa os três primeiros com 390 pontos.

Ribera iniciou a etapa em quinto lugar e sai da Alemanha em segundo após uma performance consistente com o quinto lugar no sprint e duas medalhas de prata, nas provas de short distance (5km) e middle distance (10km).

Veja aqui como foi a conquista da medalha de Short Distance.

Alta temporada para o paradesporto de neve do Brasil

Junto a Ribera, a equipe nacional é formada pelos atletas Robelson Moreira, Guilherme Cruz e Wesley Rocha, coordenados pelos treinadores Leandro Ribela e Taylor Brian. Desde o início de janeiro, o time está na Europa participando de competições e intensos treinamentos na neve.

“Foi uma ótima preparação, em Altenberg [outra etapa da Copa do Mundo] batemos na trave por um segundo, mas dessa vez conseguimos consertar o erro e saímos muito felizes”, conta Cristian.

 

Sobre a Copa do Mundo de Finsterau

A etapa de Finsterau (Alemanha) da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country começou nesta quinta-feira, 6, com a prova de sprint, na qual Ribera sofreu uma queda e chegou no quinto lugar.

No dia 07, sexta-feira, Cristian conseguiu se superar e conquistou a primeira medalha dele na temporada, e a etapa terminou com a prova de middle distance realizada no dia 08, onde Ribera novamente subiu no pódio no segundo lugar.

O restante da equipe brasileira também conquistou ótimos resultados, Robelson Moreira, Guilherme Rocha e Wesley Santos conquistaram ao menos um resultado abaixo dos 180 pontos IPC, marca que é o principal parâmetro para a conquista de vagas para os Jogos Paralímpicos.

Tags: Copa do Mundo cristian ribera