Em seu quinto ano de realização, o Circuito Brasileiro de Rollerski terá mais uma etapa internacional em seu calendário. Entre sexta (27) e domingo (29), a segunda parada das quatro de 2018 acontece em São Carlos-SP e conta pontos para o ranking mundial de Ski Cross Country da Federação Internacional de Ski (FIS). Com presença confirmada de cerca de 50 atletas, a competição organizada no Parque Ecoesportivo Damha receberá destaques olímpicos e paralímpicos como Victor Santos, Aline Rocha e Cristian Ribera. 

Em diversas categorias, adultas e juniores, as equipes nacionais de Ski Cross Country e Para Cross Country disputam provas de Distance e Sprint, sendo elas de 10k e 5km tanto no estilo clássico quanto livre, Sprint estilo livre, Rollerski Cross e Revezamento Misto. No sábado (28), à tarde, o evento terá ainda uma vivência aberta ao público interessado em praticar o rollerski.

Um dos principais destaques, além da presença de três atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em PyeongChang 2018, será a boa presença de atletas paralímpicos, com 18 competidores. Em  nova fase de projeto realizado em parceria com a Fundação Agitos, que busca expandir a detecção de talentos e o desenvolvimento do Para Cross Country em três diferentes núcleos no estado de São Paulo – São Carlos, Santos e Jundiaí –, o Circuito receberá novas caras nas pistas, além dos professores que coordenam as atividades em suas respectivas cidades.

“O Circuito Brasileiro de Rollerski tem se fortalecido no cenário da modalidade e é muito importante termos mais uma etapa válida internacionalmente. Agora são três de quatro ao longo do ano. É uma oportunidade para tornar as provas ainda mais competitivas. Outro destaque é a presença paralímpica que teremos aqui com a participação dos núcleos de desenvolvimento. Atletas que já participavam do Circuito antes agora ganham outra dinâmica nos momentos de competição”, ponderou Caio Freixeda, gestor de Ski Cross Country e Biathlon da Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

Com pontos válidos para o ranking mundial de Ski Cross Country, a etapa representa um momento importante também para a preparação dos atletas que competirão na América do Sul em competições de Ski Cross Country e Biathlon.

Cronograma das competições:

27/07

10k/5km estilo clássico – Adulto Masculino e Feminino.
Rollerski Cross – Sub-16 Masculino sub-16 e Feminino sub-19.

28/07

Sprint estilo livre – Adulto Masculino e Feminino, Paralímpico Masculino e Feminino, Feminino Sub-19 e Masculino Sub-16.

Vivência aberta ao público para prática do Rollerski.
29/07

10km/5km estilo livre – Adulto Masculino e Feminino, Paralímpico Masculino e Feminino.
Revezamento Misto – Sub-19 Masculino e Sub-16 Feminino.