Entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março, o Mundial de Ski Cross Country de 2025 acontecerá em Trondheim, na Suíça, com participação do Brasil. Os oito atletas que representarão o país são: Bruna Moura, Jaqueline Mourão, Eduarda Ribeira, Mirlene Picin, Manex Silva, Victor Santos, Guilherme Santos e Rhaick Bomfim.
Calendário do Mundial de Ski Cross Country 2025
As primeiras provas para o Brasil acontecerão na quarta-feira (26), com a classificatória do Distance, uma prova de 7,5km em que todos os atletas brasileiros irão largar. A prova feminina está prevista para às 9:30 da manhã e a masculina para as 11:30 da manhã.
Em seguida, os atletas voltam às pistas na quinta (27), com a prova de Sprint. Assim como na prova anterior, todos os esquiadores do Brasil disputam o Sprint. As provas de classificação começam a partir das 6:00 da manhã e as finais estão previstas para as 8:00.
Posteriormente, os 10 classificados da prova Distance participam da prova de Skiathlon masculina no sábado (1), às 10:00. Além dos classificados na primeira prova, os atletas com menos de 200 pontos no Distance também participarão da prova. Atualmente, Manex Silva e Rhaick Bomfim cumprem esse requisito.
Na próxima terça-feira (4), os 10 melhores da primeira prova Distance disputam a final. A prova masculina começa às 9:00 e a feminina 11:00.
Nos dias 5 e 7 de março, o Brasil disputará as provas de equipe. No dia 5 às 10:30, os times disputam o Team Sprint. No feminino, Bruna Moura e Jaqueline Mourão serão as representantes do país. Já no masculino, a equipe será definida no decorrer da competição. Logo depois, no dia 7, as equipes feminina e masculina competirão no Revezamento 4×7,5km, em que todos os atletas largam.
Por fim, nos dias 8 e 9 de março, serão realizadas as provas de Mass Start 50km a partir das 7:30. Se classificam para essa prova os 10 melhores da primeira prova classificatória Distance e os atletas com menos de 200 pontos na categoria. O masculino acontece no dia 8 e o feminino no dia 9.
*todos os horários correspondem ao Horário Oficial de Brasília.
Expectativas para a competição
No Mundial de Trondheim, o Brasil busca não apenas vagas na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas também somar pontos importantes para o ranking dos países.
“É um mundial super importante considerando os objetivos de classificação olímpica. Todos os atletas se prepararam de acordo e temos a expectativa de conseguir a abertura da vaga no feminino e se posicionar bem no ranking de nações para tentar abrir mais uma vaga em cada gênero”, analisa Caio Freixeda, técnico da equipe brasileira.
“Somos quatro atletas classificadas para o Mundial, com uma missão muito importante de somar pontos no ranking de nações. Além disso, esta será a primeira vez que teremos a chance de competir no team relay, um marco para o ski cross-country brasileiro”, disse Jaqueline Mourão.
“Chegar bem ao Mundial significa muito mais do que apenas competir. Representar o Brasil no cenário internacional exige resiliência e determinação, e é com esse espírito que sigo me preparando. Meu objetivo é dar o meu melhor em cada quilômetro percorrido”, completou a atleta que vai para sua 9ª participação no Campeonato Mundial.
Leia também: