No último domingo (27), Lucas Pinheiro Braathen fez sua estreia pelo Brasil, ficando com o 4° lugar na prova de Giant Slalom da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Ski Alpino. Em prova realizada em Sölden, na Áustria, o esquiador brasileiro completou a prova em 2min10s40, ficando a menos de 1 segundo do pódio. Além disso, sua prova foi 7.02 pontos FIS (quanto menos, melhor), um recorde pra o Brasil.
Primeira descida
A primeira descida de Lucas Pinheiro Braathen como atleta do Brasil foi especial. Sendo um dos últimos competidores a largar, o brasileiro completou o trajeto em 1min05s99, ficando com a 19ª melhor descida da primeira manga. Depois de fazer o melhor tempo no primeiro setor, Pinheiro Braathen perdeu um pouco de velocidade, mas seguiu com bons números.
“Dez segundos antes da primeira descida eu sorri muito, pela primeira vez na minha vida, antes de entrar na pista. Foi ali que eu entendi que voltei para o meu lugar”, disse o esquiador ao site da FIS.
O norueguês Alexander Steen Olsen foi o líder da prova na primeira descida, com um tempo de 1min04s31.
Segunda descida: a melhor de Lucas Pinheiro Braathen na 1ª Etapa
Por fim, Lucas Pinheiro Braathen fez uma segunda descida espetacular. Com o melhor tempo em 2 dos 3 setores da segunda manga, o brasileiro também fez o melhor tempo total dessa segunda parte da prova, com 1min04s41. Ademais, ele também foi o atleta que atingiu a velocidade mais alta da segunda descida, com 92,70 km/h.
Com esse bom resultado, o esquiador do Brasil teve possibilidades de pódio durante boa parte da segunda manga, mas acabou ficando com a 4ª colocação geral.
No total, Lucas ficou a 0,34s do 3° colocado, Atle Lie McGrath (NOR), a 0,35s do 2° colocado, Henrik Kristoffersen (NOR), e a 0,90s do vencedor da etapa, Alexander Steen Olsen. Assim sendo, o brasileiro acumulou 50 pontos de Copa.
Sequência da temporada
Em seguida, Lucas Pinheiro Braathen continuará competindo em provas da Copa do Mundo de Ski Alpino. Seu próximo compromisso está marcado para 17 de novembro, na prova de Slalom da Etapa de Levi, na Finlândia. Ainda em novembro, o esquiador brasileiro também competirá na prova de Slalom em Gurgl, na Áustria, por mais uma etapa da Copa do Mundo.
Especialista no Slalom, Pinheiro Braathen foi o campeão da disciplina em sua última participação em Copa do Mundo, na temporada 2022/23.
Leia também: