Rider prova ótima condição física e começa bem circuito que tem presença estrangeira massiva nesta temporada

 

A temporada de competições no hemisfério sul começou intensa e cheia de reviravoltas para a principal rider da América Latina, a brasileira Isabel Clark. Na última sexta (25), teve início mais uma edição da Copa Sul-Americana de Snowboard Cross, em La Parva (Chile). Após qualificatória finalizada na quarta colocação, Isabel Clark avançou até a grande final da etapa e enfrentou desafiadora prova lado a lado com atletas da equipe nacional do Canadá para faturar o segundo lugar geral.

Mais experiente atleta da prova, Isabel Clark, 40, enfrentou 3 canadenses e 8 norte-americanas nascidas entre 1994 e 2000. O retorno do circuito da Copa do Mundo de Snowboard ao hemisfério sul, a Cerro Catedral (Argentina), no início de setembro, tem atraído diversas equipes do mundo para treinamentos e competição, o que enriqueceu o nível das provas sul-americanas nesta temporada.

Conciliando ótima forma física, após preparação no Brasil e Chile, à experiência durante as descidas, a rider brasileira fez boa qualificatória e ficou a apenas centésimos das primeiras, na 4ª colocação. Após avançar em bateria com duas norte-americanas nas quartas, Clark enfrentou novamente duas representantes dos Estados Unidos e a canadense Meryeta Odine nas semifinais. Classificadas para a grande final, Clark e Odine ganharam a companhia das também canadenses Tess Critchlow e Katie Anderson.  

Com a melhor partida na final, provando boa explosão, Clark se manteve na liderança até a segunda curva, quando foi ultrapassada pelas três atletas. Com impressionante recuperação em questão de poucos segundos, a atleta brasileira conseguiu retomar e assumir a segunda posição, que manteve até o fim. Meryeta Odine levou a melhor com o ouro, seguida por Isabel Clark e Tess Critchlow.   

“Já estou acostumada a ser uma das mais experientes nas competições e copa do mundo. Faz parte da minha personalidade de perseverança. E tenho meu físico pra me acompanhar. Fiquei contente de ter superado duas atletas da equipe nacional canadense, além de ter tido a melhor partida na final e ter ido bem nas outras fases”, pontuou Clark.

Haveria no dia seguinte, sábado (26), a segunda etapa da competição em La Parva, porém os fortes ventos impediram e causaram o cancelamento da prova. A Copa Sul-Americana de Snowboard Cross segue para Corralco (Chile), onde acontecem provas nos próximos dias 04 e 05 de setembro, que também serão válidas para definir os campeões brasileiros na modalidade.