Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico esportivo

Em 2015, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve inaugurou seu novo método de planejamento estratégico, baseado em um trabalho de mais de 15 meses, embasado em mais de 300 artigos científicos, tanto na área de esportiva quanto na área de gestão.

O ponto de partida do planejamento estratégico em questão foi a quantificação em forma matricial da competitividade e viabilidade de desenvolvimento de cada uma das modalidades esportivas sob gestão da entidade, tanto Olímpicas quanto Paralímpicas, a saber:

Olímpicas: ski alpino, snowboard, ski cross country, ski jumping, combinado nórdico, freeski, ski freestyle, Biathlon de inverno.

Paralímpicas: para cross country, para Biathlon e para snowboard.

Sendo que cada uma dessas modalidades, se divide em diversas provas Olímpicas e Paralímpicas, gerando um portfólio de oportunidades de investimento extremamente vasto e complexo.

Para a construção da matriz, analisamos a performance de mais de 96 MIL atletas, além de uma vasta coleta de dados, em 4 áreas, 13 grupos e participação de 50 profissionais, para a construção do índice de viabilidade.

planejamento estratégico mapa estratégico

Após a identificação das oportunidades prioritárias construiu-se um Business Plan para cada uma delas, apoiado em:

planejamento estratégico mapa estratégico
  • Objetivo de longo prazo para 3 ciclos Olímpicos/Paralímpicos
  • Estratégia para alcança-lo
  • PTLP – Programa de Treinamento de Longo Prazo
  • FCS – Fatores Críticos de Sucesso
  • Cronograma
  • Orçamento
  • Plano Mercadológico
  • Inteligência Competitiva
  • Análise de Risco

Assim, os investimentos em cada modalidade são todos guiados por um plano de longo prazo, com objetivo bem definido e metas para avaliação contínua do desempenho do investimento no projeto.

Planejamento estratégico institucional

A soma de todos os business plans forma o planejamento estratégico institucional relacionado ao esporte de alto rendimento. Mas esse não é o único propósito da organização. Em termos institucionais, a CBDN busca se colocar como referência em gestão e inovação, buscando todo o tempo formas mais eficientes de atingir seu propósito para todos seus stakeholders guiada por seu mapa estratégico.

mapa estrategico 2022-2026
mapa estrategico 2022-2026
X