A partir deste domingo, 17 de fevereiro, ocorre o Mundial de Para Ski Cross Country em Prince George, no Canadá. O Brasil garantiu uma vaga e seria muito bem representado pelo jovem atleta Cristian Ribera. Entretanto, devido à lesão, o atleta, junto a equipe técnica da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, decidiu por cancelar sua participação na competição.

A lesão ocorreu há pouco menos de um mês, 26 de janeiro, durante treinamento da equipe brasileira de Para Ski Cross Country em Livigno, na Itália. “Foi uma queda boba, uma descida em baixa velocidade, onde o Cris se desequilibrou e precisou colocar a mão na neve para se apoiar. Nisso o quinto dedo da mão esquerda entrou na neve, o sit continuou deslizando, ele deslocou o dedo e também acabou fraturando a falange proximal”, explica Leandro Ribela, coordenador do Para Ski Cross Country.

A partir disso, a orientação médica foi de repouso de 30 dias, com imobilização da mão, de modo que o atleta teve que suspender seu treinamento. “Ele vinha realizando uma ótima preparação em Livigno, mas esse período final antes do Mundial era crucial para que ele conseguisse desempenhar de acordo com o planejamento e com suas próprias expectativas”, explica Ribela. 

O treinador esclarece também que a decisão de abrir mão do Mundial vai de acordo com os objetivos estratégicos da CBDN e do próprio atleta. “O Cristian é um atleta muito novo, ele tem apenas 16 anos, e acelerar esse processo de recuperação seria imprudente, pensando nos próximos campeonatos, no ciclo paralímpico e em todo o potencial dele  – já comprovado por suas diversas conquistas históricas”, reitera.

O processo de recuperação do atleta corre de acordo com o esperado: tudo indica que dentro de um mês Cristian estará 100% recuperado, pronto para retomar os treinos e seu próximo compromisso será a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, de 21 a 24 de março.