Expo Brasil Paralímpico 2024: veja como foi a participação da CBDN
Entre os dias 20 e 23 de novembro, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve marcou presença na Expo Brasil Paralímpico. O evento
A América do Sul oferece ótimas condições para a prática dos esportes de neve e inúmeros destinos próximos, como Bariloche (Cerro Catedral), Las Lenãs, San Martin de Los Andes (Cerro Chapelco), Ushuaia (Cerro Castor), na Argentina, e El Colorado, La Parva, Nevados de Chillán, Portillo, Pucón, Corralco e Valle Nevado, no Chile.
As estações de ski dispõem de toda a infraestrutura necessária para aluguel de equipamentos (skis, bastões, botas e pranchas de snowboard). Em algumas delas, também é possível alugar roupas e acessórios (casacos e calças apropriadas, luvas, gorro, goggles).
Para aqueles que estão começando, o ideal é o aluguel destes equipamentos, o que pode ser facilmente realizado nas bases da montanha de qualquer estação de ski. A compra só é aconselhada para quem pratica o esporte regularmente, ou seja, pelo menos uma vez ao ano ou uma vez a cada dois anos.
Aprender a técnica correta do ski ou snowboard desde o início acelera consideravelmente o desenvolvimento nessas atividades, assim é recomendável inscrever-se em aulas para o aprendizado ou aprimoramento. Esse tipo de serviço é comumente oferecido nos resorts da América do Sul, que dispõem de escolas de ski e snowboard com professores qualificados (e uma boa parte fala português).
Também é possível iniciar na Europa, América do Norte e Ásia que possuem uma grande variedade de resorts. Recomenda-se uma análise prévia do terreno e dos serviços disponíveis nesses locais, pois as formações rochosas variam muito quando comparado com a América do Sul e em alguns locais pode-se encontrar apenas pistas para níveis mais avançados.
Programe sua viagem para um período mínimo de sete dias, sendo dez número de dias ideal para que o primeiro contato com a neve seja uma experiência ainda mais proveitosa e prazerosa.
Você sabia que é possível praticar diversas das modalidades de neve no Brasil? Conheça aqui os lugares de prática:
O Ski Alpino, Snowboard e Para Snowboard podem ser praticados na neve no Brasil. Isso é possível de ser feito no Snowland, primeiro indoor de neve da América Latina, localizado em Gramado (RS).
RS-235, R. Linha Carazal
9009, Gramado/RS, 95670-000
Também é possível praticar essas modalidades no Ski Park, localizado em São Roque (SP), a cerca de 50 km de São Paulo. O Ski Mountain Park conta com diversas pistas artificiais com tecnologia que simula a sensação da neve.
Estrada da Serrinha, 1500 – bairro Cambará
São Roque/SP
O Ski Cross Country e o Para Ski Cross Country podem ser praticados através do rollerski praticamente em qualquer lugar do país, necessitando apenas do equipamento e um asfalto ou superfície de qualidade adequados. A prática orientada do esporte pode ser encontrada nos núcleos de desenvolvimento da modalidade: São Paulo (SP), São Carlos (SP), Jundiaí (SP), Caraguatatuba (SP) e Santos (SP).
Rodovia SP 318, Km 234 (Estrada São Carlos – Ribeirão Preto)
Parque Eco-Esportivo Damha – São Carlos, SP
CEP 13.566-770
Se você já esquia ou anda de snowboard há algumas temporadas e está querendo dar o próximo passo no esporte, aqui você encontrará algumas dicas importantes.
A competição na neve envolve técnicas sobre skis e prancha específicas e até certo ponto diferentes das que usamos quando estamos apenas andando na montanha. O primeiro passo para começar a competir é iniciar o treinamento formal do esporte. Isso pode ser feito com treinadores particulares, academias/programas de treinos ou em clubes esportivos.
Existem diversos programas de treinamento ao redor do mundo e o mais importante é encontra um adequado ao seu nível técnico e tempo disponível para treinar por ano. Entre em contato conosco (depto_tecnico@cbdn.org.br) e te ajudaremos a encontrar o programa de treino ideal para você.
É importante atentar-se às marcações do nível de dificuldade das pistas para evitar riscos e acidentes. As cores verde e azul são indicadas para os iniciantes, enquanto vermelho e preto são recomendadas para os mais experientes. O respeito a marcação dos níveis das pistas é fundamental para a segurança de todos na montanha.
Além disso, existem regras internacionais de segurança na montanha que são muito importantes que todos conheçam para maximizar a segurança de todos que estão na neve.
Conheça aqui as regras internacionais de segurança na montanha.
Entre os dias 20 e 23 de novembro, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve marcou presença na Expo Brasil Paralímpico. O evento
Entre os dias 17 e 19 de outubro, Anders Pettersson, presidente da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, participou da 17ª Assembleia Plenária
Entre os dias 9 e 11 de outubro, a Analista Técnica e Esportiva da CBDN, Laura Costa, participou do IV Workshop de Desenvolvimento Esportivo. O