O Parque Ecoesportivo Damha recebeu, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, a 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes 2019. Foi um final de semana cheio de atividades nas pistas em São Carlos, com provas que decidiram os grandes campeões gerais da competição. 

Os destaques do ano para as provas reconhecidas pela Federação Internacional de Ski foram Victor Santos, no masculino e Bruna Moura, no feminino. Já nas provas de para rollerski, o grande destaque foi o representante brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, Cristian Ribera.

Sem participação estrangeira nesta última edição, a briga verde e amarela tomou conta da pista e rendeu um ótimo final de semana para Rhaick Bomfim. No masculino, o atleta ficou com a medalha de ouro no Sprint e na prova de Perseguição. 

Aguardando vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude (YOG), Rhaick ainda ficou com o ouro em todas as provas do sub-20. No geral, o atleta ficou em primeiro lugar na categoria júnior e em segundo lugar no adulto, atrás do grande campeão do ano, Victor Santos. Representante brasileiro na última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, Victor Santos, conquistou, nesta etapa, a medalha de prata na prova de Perseguição.

No feminino, Bruna Moura confirmou, mais uma vez, sua força no circuito e levou para a casa todas as medalhas de ouro da categoria adulto, conquistando, assim, o título de campeã brasileira. Moura foi seguida por Gabriela Neres, que terminou com todas as pratas da etapa na categoria adulta. 

No sub-20, a disputa já teve ares de YOG

Eduarda Ribera e Taynara da Silva, que estão aguardando a confirmação da vaga no Ski Cross Country para os Jogos de Lausanne, em janeiro de 2020, protagonizaram todas as disputas. Ribera levou a melhor e ficou com o ouro nas duas provas, com Taynara ficando com a prata. Completando o pódio feminino, Mayara Silva conquistou os dois bronzes. No geral, Eduarda conquistou também a primeira colocação no sub-20.

Muita disputa também no sub-16. As provas disputadas foram Sprint e Distance, e Mikaelly Costa foi o destaque, levando o ouro nas duas disputas. Vitória Dantas também teve bom desempenho e ficou com a prata na prova longa e no Sprint, suficientes para dar a ela o título de campeã brasileira em sua categoria. 

Entre os meninos, a alternância no pódio marcou a última etapa do ano do Circuito Brasileiro de Rollerski – Campeonato Brasileiro Interclubes 2019. Anderson dos Santos levou a melhor na prova de Sprint e conquistou o ouro, seguido de Ian da Silva e Guilherme Araújo. Ian da Silva  retornou, no dia seguinte, para conquistar o ouro na prova de Distance. Mais uma vez, Anderson subiu ao pódio, desta vez com a prata, e Davi Padilha conquistou terceiro lugar na prova longa. Ian terminou com o título da temporada. 

No paralímpico, Cristian Ribera levou as medalhas de ouro nas disciplinas de Sprint e Distance, e garantiu o título de campeão brasileiro em 2019 no Sitting masculino. O paratleta foi acompanhado por Robelson Lula, que ficou com a prata nas provas de Sprint e Distance e conquistou a segunda colocação geral. 

Josiane Nowacki foi a representante feminina no Sitting a ficar com o lugar mais alto do pódio também nas duas disciplinas. Josi terminou a etapa na primeira colocação do ranking do Sitting Feminino de 2019.  

Já no Standing, o jovem Wellington da Silva foi ouro no Sprint e Tiago dos Santos ficou com a primeira colocação na prova de Distance. Esta etapa do circuito também contou com a categoria Visual Impaired, para deficientes visuais, com Isaquias Silva como representante e campeão na modalidade.