Na última quinta-feira (20), a Comissão da Mulher no Esporte do COB – Comitê Olímpico Brasileiro realizou o seu 1º Encontro Aberto em formato virtual e contou com a participação de 70 profissionais do esporte, de 36 confederações, incluindo presidentes, vice-presidentes e gestores esportivos.

O encontro tinha por objetivo estimular a troca de conhecimento e boas práticas entre as entidades, além de promover integração entre a rede de profissionais.

A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve foi representada no encontro por Mariana Baptista e Luíza Calaça, ambas gestoras de projetos esportivos da CBDN.

”O encontro foi uma grande oportunidade de ouvirmos mulheres, gestoras, técnicas e ex-atletas que estão no esporte mudando o olhar e a forma de pensar no papel do público feminino dentro do esporte de alto rendimento no Brasil. Me senti lisonjeada de poder participar e representar a CBDN no encontro e poder aprender com tantas referências. Saímos do encontro com novas ideias e com muita vontade de mudar e melhorar a realidade de várias mulheres inseridas nos esportes de neve.” comentou Mariana Baptista, uma das representantes da CBDN.

Em agosto de 2022, Camila Freitas, Coordenadora Técnica da CBDN e Gustavo Haidar, Supervisor das Modalidades Paralímpicas da CBDN participaram do 1º Fórum “Mulher no Esporte”, na cidade do Rio de Janeiro, que tinha como objetivo realizar palestras, discussões e conversas em relação ao papel das mulheres no esporte, suas experiências e caminhos para a equidade de gênero. O evento resultou na criação da Comissão de Mulheres do COB, coordenada pela atleta olímpica Isabel Swam.

“A CBDN esteve presente no 1º fórum “Mulher no Esporte” no ao passado e a continuidade desse trabalho por parte da Comissão de Mulheres do COB é fundamental para a manutenção das práticas de equidade de gênero nas Confederações. As histórias e experiências apresentadas servem de inspiração para que possamos continuar o nosso trabalho dentro da CBDN buscando não apenas aumentar o número de mulheres praticantes das modalidades, mas principalmente construir uma rede de apoio e um ambiente favorável a permanência e ao desenvolvimento dessas mulheres no ambiente esportivo” comentou Luíza Calaça, também representante da CBDN no evento.

Leia também:

Dominic e Sebastian Bowler no Laboratório Olímpico

CBDN presents its Annual Report 2022