Entre os dias 14 e 23 de fevereiro, o Brasil voltará a competir em uma edição do Mundial de Biathlon, o que não acontecia desde 2013. Desta vez, Gaia Brunello é a representante brasileira na competição em Lenzerheide, na Suíça, com possibilidades de conquistar sua vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
Anteriormente, o Brasil havia participado do Mundial de Biathlon com Jaqueline Mourão, na temporada 2012/13. Naquela ocasião, a brasileira competiu em Nove Mesto, na República Checa.
Em 2025, Gaia Brunello disputará três provas, podendo participar de uma quarta à depender de seu desempenho. A primeira delas será o Sprint, na sexta-feira (14). Em seguida, a brasileira irá competir no domingo (16) na prova de Perseguição. Depois, Gaia voltará às pistas na terça-feira (18) para a prova Individual. Por fim, ela ainda pode disputar o Mass Start no domingo seguinte (23) dependendo de seu desempenho nas provas anteriores.
“Representar o Brasil no meu primeiro Mundial é incrivelmente especial para mim. Não se trata apenas do esporte, mas também de dar visibilidade a um país que não é tradicionalmente conhecido pelo Biathlon. É uma honra carregar a bandeira do Brasil e mostrar que podemos nos destacar em esportes além do que as pessoas esperam” disse Gaia Brunello sobre representar o Brasil no Mundial de Biathlon.
“Tenho um sentimento de orgulho por saber que estou ajudando a pavimentar o caminho para futuros atletas no Brasil, e sinto uma profunda conexão com minhas raízes toda vez que piso na linha de largada. É uma motivação para trabalhar mais e superar limites, não apenas para mim, mas também para o meu país. No Campeonato Mundial, meu principal objetivo será desfrutar de toda a atmosfera e absorver a energia de estar cercado pelos melhores atletas do mundo. Espero aprender com eles, aprender o máximo que puder e, o mais importante, levar meu melhor biathlon para as corridas. Quero aproveitar ao máximo essa experiência e ver aonde ela me leva”, completou a atleta.
Confira os detalhes de cada prova e onde assistir cada uma delas:
- Sprint – 14/02 (Sexta-Feira) – 11:05 (horário de Brasília) – Assista no site Eurovision Sport
- Perseguição – 16/02 (Domingo) – 08:05 (horário de Brasília) – Assista no site Eurovision Sport
- Individual – 18/02 (Terça-feira) – 11:05 (horário de Brasília) – Assista no site da IBU
- Mass Start – 23/02 (Domingo) – 09:45 (horário de Brasília) – Transmissão à definir
Leia também:
Brasil é 6° colocado no Revezamento Misto em Toblach!
Brasil conquista medalhas no primeiro dia do Mundial de Para CC