Notícias do Esporte
medalhas no mundial
Brasil conquista medalhas no primeiro dia do Mundial de Para CC
12 de fevereiro de 2025

Nesta quarta-feira (12), Aline Rocha e Cristian Ribera conquistaram as primeiras medalhas do Brasil no Mundial de Para Ski Cross Country. A competição está sendo realizada em Toblach, na Europa, e conta com participação brasileira. As primeiras medalhas do Brasil foram conquistadas nesse primeiro dia de competição na prova de Interval Start Classic (10km).

Primeiras medalhas do Brasil no Mundial

Aline Rocha conquista sua primeira medalha no Mundial

Primeiramente, no feminino, Aline Rocha obteve um grande desempenho na prova Interval Start Classic (10km), ficando com o 2° lugar e conquistando a medalha de prata. A brasileira completou a prova em 34min28s5, há pouco mais de um minuto da vencedora da prova, a alemã Anja Wicker. Aline também somou 35.16 pontos FIS e 95 pontos de Copa do Mundo. A norte-americana Kendall Gretsch foi quem completou o pódio na terceira colocação.

Aline Rocha (à esquerda) no pódio da primeira prova do Mundial de Para Ski Cross Country. Créditos da foto: Gregor Sieder | SportOK Toblach.

Além disso, Elena Sena também representou o Brasil na prova Interval Start Classic (10km) do Mundial de Para Ski Cross Country. Ela foi a 9ª colocada da prova com um tempo total de 40min51s2, somando 189.68 pontos FIS e 66 pontos de Copa do Mundo.

Prova masculina e a medalha de Cristian Ribera

Em seguida, foi a vez de Cristian Ribera levar o Brasil ao pódio do Mundial de Para Ski Cross Country. Na prova Interval Start Classic (10km) masculina na categoria Sitting, o brasileiro foi o 3° colocado da prova ao completar o trajeto em 29min55s2, somando 10.10 pontos FIS e 90 pontos de Copa do Mundo. Cristian ficou com o bronze foi superado apenas pelos chineses Zhongwu Mao e Peng Zheng, que ficaram na 1ª e 2ª colocação, respectivamente.

Cristian Ribera (à direita) no pódio da primeira prova do Mundial de Para Ski Cross Country. Créditos da foto: Gregor Sieder | SportOK Toblach.

Ainda na prova Interval Start Classic (10km) masculina, mais três atletas representaram o Brasil. Guilherme Rocha foi o 18° colocado com um tempo de 34min26s9, ficando com 118.99 pontos FIS e 46 pontos de Copa do Mundo. Em seguida, Robelson Lula foi o 19° ao completar a prova em 34min26s9, ficando com 132.71 pontos FIS e 44 pontos de Copa. Além disso, Wesley dos Santos terminou a prova na 27ª posição, com um tempo total de 35min52s4, somando 171.29 pontos FIS e 28 pontos de Copa do Mundo.

Wellington Silva no Standing

Além disso, o Brasil ainda teve representação na categoria Standing masculino. Wellington Silva foi o 24° colocado da prova com um tempo de 40min26s1.

Logo após as provas nesse dia 12, os atletas voltarão às pistas para mais dois dias de provas no Mundial de Toblach. Na quinta-feira (13), os brasileiros disputarão o Revezamento Misto e, por fim, na sexta-feira (14), os atletas irão participar na prova de Interval Start Free (20km)

Leia também:

Charles De Candolle em provas de preparação para o Mundial

Noah Bethonico é top 5 na Copa Europeia em Reiteralm!

Tags: Aline Rocha cristian ribera Mundial de Para Ski Cross Country para ski cross country