Mescla entre experiência e nova geração dá o tom na formação com nove atletas

 

Após processo de eleição que envolveu atletas das diferentes modalidades olímpicas e paralímpicas geridas pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve, a entidade conheceu os nove representantes para a Comissão de Atletas nesta semana. O mandato do grupo se estende até abril de 2021.

A Comissão de Atletas tomou forma depois de os atletas votarem nos respectivos representantes em suas modalidades.  Os eleitos foram: Caio Moreira (Cross Country), Isabel Clark (Snowboard), Guilherme Grahn (Ski Alpino), Bruna Moura (Biathlon), Bruno Monti (Ski Freestyle) e Fernando Aranha (Para Cross Country), que representará os esportes paralímpicos e, inclusive, é membro da Comissão de Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

De acordo com o regulamento da Comissão de Atletas, a CBDN indicou ainda mais três nomes: André Cintra (Para Snowboard), Leandro Lutz (Cross Country) e Mirella Arnhold (Ski Alpino).

“A nossa confederação é pequena e geralmente solucionamos os problemas diretamente com eles, mas a Comissão de Atletas é uma ferramenta importante caso tenhamos a necessidade de utiliza-la. É importante ter uma boa comunicação, o atleta entender o funcionamento da confederação e a confederação escutar o feedback do atleta para melhorar a sua gestão, facilitando um trabalho fluido e coordenado”, pontuou Isabel Clark, presidente da Comissão de Atletas que encerrou seu mandato em abril.

Desde que a Confederação Brasileira de Desportos na Neve oficializou a Comissão de Atletas como uma de suas principais práticas de governança para ampliar a representatividade dos atletas perante à entidade, esta é a segunda composição estabelecida por meio de eleição com participação direta. Mesmo antes de ser uma exigência legal, a CBDN foi uma das primeiras confederações brasileiras a adotar o mecanismo em 2013, quando oficializou sua primeira comissão, para o período transitório entre 2013 e 2014.