Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 já estão acontecendo! Com muita ação dos atletas brasileiros desde o dia 03 de fevereiro, a primeira semana do evento foi marcada por momentos históricos para os esportes de neve do país.

Não conseguiu acompanhar o que aconteceu nessa primeira semana? A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve traz os principais destaques do que aconteceu. E ainda há muita competição pela frente, venha torcer conosco pelo Brasil em Beijing 2022!

Confira os acontecimentos do Brasil ao longo da primeira semana dos Jogos de Beijing 2022:

Brasil desfila na abertura dos Jogos com dupla formada por Edson Bindilatti e Jaqueline Mourão

abertura
Brasil desfiliou com quatro representantes: a dupla de porta-bandeiras; Anders Pettersson, presidente da CBDN e chefe da missão Olímpica em Beijing; e Andrea Leibovitch, que representou os colaboradores do COB. Créditos da imagem: William Lucas – @ANOC Olympic

A Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados neste ano em Beijing (China), ocorreu com êxito e muita celebração para o começo de mais um grande evento esportivo, na sexta-feira, dia 04 de fevereiro.

A delegação brasileira foi conduzida pela dupla de porta-bandeiras formada por Edson Bindilatti e Jaqueline Mourão, recordistas em participações do país em Jogos Olímpicos de Inverno, sendo Beijing 2022 a quinta participação deles, e porta-bandeiras nos Jogos de 2014 e 2018.

Entre 91 nações participantes, o Brasil foi o 16º país a desfilar no Estádio Nacional durante a cerimônia.

Confira como foi a Cerimônia de Abertura de Beijing 2022!

Sabrina Cass conquista resultado histórico no Ski Freestyle Moguls

A atleta brasileira, Sabrina Cass, representante do país no Ski Freestyle Moguls participou das duas qualificatórias dos Jogos Olímpicos realizadas nos dias 03 e 06 de fevereiro. Ambas provas foram realizadas no Genting Snow Park – Secret Garden, local que já sediou etapas de Copa do Mundo de Snowboard e Freestyle.

As 30 melhores atletas do mundo disputaram a prova, e Sabrina Cass, uma das atletas mais novas da competição, representou o Brasil em sua estreia Olímpica e conquistou um resultado histórico.

Com uma ótima descida, Sabrina Cass fez 62.20 pontos na primeira qualificatória, encerrando o dia na 21ª colocação. Na segunda quali, Sabrina terminou na 16ª colocação, o que a colocou na 26ª posição no ranking final da prova.

Dessa forma, Sabrina garantiu o melhor resultado no Moguls por um atleta Sulamericano, superando o argentino Ignacio Bustamante que, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, finalizou na 30ª colocação.

Saiba mais sobre a primeira e a segunda qualificatória do Ski Freestyle Moguls!

Manex Silva se torna primeiro brasileiro a disputar a prova de Skiathlon nos Jogos Olímpicos de Inverno

A equipe brasileira de Ski Cross Country teve a estreia do seu primeiro representante nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, no domingo, dia 06 de fevereiro.

Manex Silva classificou-se aos Jogos Olímpicos de Inverno com grande destaque; Manex é o primeiro atleta brasileiro a atingir o índice Olímpico A, ao ter conseguido resultados abaixo dos 100 pontos FIS, o que o permite disputar todas as provas individuais dos Jogos, incluindo a prova de Skiathlon.

Assim, a largada do jovem atleta na prova foi algo inédito, nenhum brasileiro jamais havia se classificado para a disputa dessa prova em Jogos Olímpicos.

Manex realizou um grande esforço durante a prova e terminou na 67ª colocação.

Saiba mais sobre a estreia de Manex em Beijing 2022!

Prova de Sprint tem estreia de Eduarda e Jaqueline em Beijing 2022 e novo recorde brasileiro de Manex

jaqueline mourão
Jaqueline Mourão participa da prova de Sprint nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing e se torna a atleta brasileira com maior número de participações em Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, com um total de 8 edições. Créditos da imagem: William Lucas – @ANOC Olympic

Na terça-feira, dia 08 de fevereiro, aconteceu a estreia das atletas Olímpicas do Ski Cross Country Brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão, além da segunda participação de Manex Silva nos Jogos.

Com a participação na prova, Eduarda e Manex se tornaram nos os representantes brasileiros mais jovens a disputar uma prova de Ski Cross Country nos Jogos Olímpicos, no feminino e no masculino.

A prova de Sprint contou com 91 mulheres e 90 homens de diversos países que competiram nas qualificatórias buscando avançar para as etapas finais da competição.

No feminino, Eduarda Ribera, em sua estreia em Jogos Olímpicos, fez uma boa prova finalizando na 88ª colocação. Com sua participação na prova de Sprint, Jaqueline Mourão se torna a brasileira mais Olímpica da história com oito participações Olímpicas, e finalizou a prova na 84ª colocação.

No masculino, Manex Silva fez uma grande atuação e conquistou um resultado marcante para sua carreira esportiva e para o Brasil.

Com o tempo de 3min08s64, o jovem brasileiro finalizou no 71º lugar e conquistou 171.68 pontos FIS. É a melhor pontuação brasileira na história do Ski Cross Country em Jogos Olímpicos de Inverno. Além disso, Manex foi o melhor Sulamericano da competição.

Confira tudo sobre a participação do Brasil na prova de Sprint!

Recordistas brasileiras, Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão disputam prova de Distance Clássico

eduarda
Eduarda Ribera comemora após finalizar a prova de Distance Clássico. Créditos da imagem: Alexandre Castello Branco/COB

Na quinta-feira, dia 10 de fevereiro, foi realizada a prova de Distance Clássico do Ski Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

O Brasil foi representado por duas atletas na prova pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de Inverno: Eduarda Ribera, de 17 anos, e Jaqueline Mourão, de 46 anos.

Eduarda, que se tornou a representante mais jovem do Brasil na prova de Distance em Jogos Olímpicos de Inverno, detém atualmente o recorde brasileiro junior da prova, com 136.03 pontos FIS. Já Jaqueline é detentora dos recordes brasileiros da prova em competições internacionais, com 74.06 pontos FIS, e nos Jogos Olímpicos de Inverno, no Distance Livre, com 172.88 pontos FIS conquistados na edição de Vancouver em 2010.

Em sua estreia na prova de Distance Clássico em Jogos Olímpicos de Inverno, Eduarda Ribera completou a prova com o tempo de 38min58s7, finalizando na 90ª colocação e conquistando 309.51 pontos FIS.

Com o tempo de 36min14s6, Jaqueline finalizou na 82ª colocação e conquistou 231.66 pontos FIS com seu resultado, superando sua marca conquistada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, realizados em Torino (Itália).

Saiba mais sobre o resultado das grandes atletas brasileiras!

Manex Silva conquista melhor resultado em Jogos na prova Distance Clássico em Beijing

Na sexta-feira, dia 11 de fevereiro, foi realizada a prova de Distance Clássico do Ski Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, no masculino.

O Brasil foi representado por Manex Silva, 19 anos, na prova nesta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Antes disso, apenas Helio Freitas, Leandro Ribela e Victor Santos disputaram a prova de 15km nos Jogos pelo Brasil.

Com sua participação na prova de Distance Clássico nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Beijing (China), Manex Silva se torna o representante brasileiro mais jovem a participar da prova de Distance na competição.

Com o tempo total de 50min35s1, Manex Silva finalizou a prova na 90ª colocação e conquistou 267.38 pontos FIS. O resultado supera o melhor resultado estabelecido anteriormente por Helio Freitas, de 338.58 pontos FIS, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.

Confira tudo sobre a participação de Manex na prova de Distance Clássico!