No mês de novembro, Jaqueline Mourão e Bruna Moura iniciaram a temporada na busca pela vaga individual nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milano-Cortina no norte da Europa. As atletas brasileiras do Ski Cross Country disputaram provas em Olos Muonio, na Finlândia e em Gaellivare, na Suécia. Após estas provas, Bruna Moura seguiu para a disputa de provas em Boden, também na Suécia.
Provas em Olos Muonio (Finlândia)
Em primeiro lugar, Bruna e Jaque passaram pela Finlândia, onde disputaram duas provas cada. Na prova de classificatória de Sprint, no dia 14, Bruna Moura ficou na 46ª colocação com um tempo de 4min16s39, ficando com 254.05 pontos FIS. Por sua vez, Jaqueline Mourão ficou na 67ª posição, completando a prova em 4min37s73 e conseguindo 372.46 pontos FIS. Ambas atletas não conseguiram vaga entre as 30 primeiras, não avançando para as quartas de final.
“Foi pesado, mas acredito que mais com relação ao meu próprio corpo do que a prova em si. Eu gosto do circuito, me senti bem nele em todos esses dias de treino, mas durante a prova eu me senti lenta, quase não tive forças nos braços para empurrar. Mas eu vejo isso como algo positivo pois além de essa ter sido apenas a primeira prova da temporada, eu ainda consegui fazer meu melhor resultado de Sprint para o ranking olímpico da CBDN mesmo sentindo que minha performance não foi como esperávamos. É um bom sinal de que após alguns ajustes finos e após construirmos um ritmo de provas podemos conquistar resultados ainda melhores. A temporada será longa e por isso estou confiante”, comentou Bruna Moura após a prova de Sprint.

Ainda na Finlândia, as atletas do Brasil disputaram a prova Distance no Estilo Livre. Desta vez, Jaqueline Mourão foi a 57ª colocada, com um tempo total de 31min40s6, terminando com 164.66 pontos FIS. Bruna Moura ficou na 71ª colocação com um tempo total de 33min38s9, com 222.75 pontos FIS.
Jaqueline Mourão e Bruna Moura em mais provas na Europa: Gaellivare (Suécia)
Em Gaellivare, Jaqueline Mourão e Bruna Moura deram sequência em à suas provas no norte da Europa em busca da vaga olímpica. Na primeira prova em 21 de novembro, as duas atletas disputaram a classificação do Sprint. Bruna foi a 72ª colocada com um tempo de 3min23s62, com 225.97 pontos FIS. Jaqueline ficou na 90ª posição com 3min35s01 de prova e 304.92 pontos FIS. Ambas não avançaram às finais.
No dia 22 de novembro, Bruna Moura disputou a prova Distance Estilo Clássico. Porém, a atleta não conseguiu completar a prova.
Em seguida, no dia 23 de novembro, Jaqueline Mourão foi a 64ª colocada no Distance Estilo Livre. A atleta completou a prova em 30min54s2, ficando com 171.36 pontos FIS. Bruna Moura não competiu.

Bruna Moura disputa mais provas na Suécia, desta vez em Boden
Encerrando sua passagem pelos países nórdicos em novembro, Bruna Moura disputou mais duas provas na Suécia, agora em Boden.
A primeira delas foi no dia 28, no Sprint. Bruna ficou na 47ª posição ao completar a prova em 3min46s33, ficando com 249.65 pontos FIS. Em seguida, no dia 29, ela voltou às pistas para a prova Distance Estilo Livre. Desta vez, a brasileira ficou na 65ª colocação com um tempo de 31min12s7 e 265.46 pontos FIS.
Leia também:
Lucas Pinheiro Braathen é top 10 em Val d’Isere pela Copa do Mundo
Pat Burgener é top 4 em sua estreia pelo Brasil em Copa do Mundo!







